A Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Associação Exib Música celebraram, esta semana, um Acordo de Cooperação Internacional com vista a apoiar a realização do II Congresso “Música e Cidade”, a decorrer durante os dias 13 e 14 de outubro, no âmbito do Exib Música Setúbal 2022.
O Acordo prevê um mecanismo financeiro de apoio à realização do II Congresso "Música e Cidade", sobre a temática “a música como elemento catalisador do turismo, do consumo e da construção de espaços de identidade que nos permitem espelhar o património cultural ligado aos sons locais”. Através da partilha de experiências e da apresentação de projetos inspiradores, este evento tem como principal propósito promover o debate e a interação sobre a necessidade de estabelecer mecanismos para alcançar o desenvolvimento integral da música ibero-americana, assim como lançar o desafio de identificar as chaves gerais que desencadeiam o desenvolvimento das indústrias criativas ligadas à música nas cidades. Os desafios que as cidades irão enfrentar nos próximos anos exigem uma visão que permita uma adaptação contínua a vários desafios de uma forma integrada e holística.
Criada em 2014, em Bilbao (Espanha), a Associação Exib Música dedica-se à promoção da música Ibero-Americana e ao apoio à circulação de músicos independentes, da América Latina, Espanha e Portugal, assumindo-se como uma plataforma estratégica para a criação e desenvolvimento de projetos artísticos colaborativos e sustentáveis.
A VIII edição da Exib Música terá lugar durante os dias 13, 14 e 15 de outubro, em Setúbal, com diversas atividades como concertos, showcases, mesas redondas e o II Congresso “Música e Cidade”, estando prevista a participação de diversos artistas do espaço Ibero-Americano, assim como especialistas nas áreas da gestão musical e da produção cultural.
Mais informações: www.exibproject.org/exibmusica2022
Data de publicação: 05-08-2022)