Sendo Portugal o país em destaque na 25ª "Feria de Teatro de Castilla y León", que decorre de 23 a 27 de agosto, em Ciudad Rodrigo (Salamanca, Espanha), sete companhias portuguesas nas áreas de teatro, circo contemporâneo, dança e marionetas, participarão com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES) através de um Acordo de Cooperação Internacional. São elas: Erva Daninha, Lafontana - Formas Animadas, Circolando/Trupe Fandanga, Teatro das Beiras, Coração nas Mãos, Kopinxas e Este-Estação Teatral.
A inauguração da 25ª edição da Feira terá início no dia 23, às 17h, no Palácio de Montarco, Ciudad Rodrigo, e contará com as intervenções de D. Marcos Iglesias Caridad (Alcaide de Ciudad Rodrigo e anfitrião), D. Javier Iglesias García (Presidente de la Diputación Provincial de Salamanca), D. Juan García-Gallardo Frings (Vicepresidente de la Junta de Castilla y León), bem como do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
Por sua vez, no dia 24, às 10h, também no Palácio de Montarco, ocorrerá o primeiro encontro entre a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e a Red Española de Teatros, Auditorios, Circuitos y Festivales de Titularidad Pública. A delegação DGARTES será composta pelo Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, pelo Técnico da DGARTES Nuno Loio e ainda com as pessoas convidadas Isabel Craveiro, Diretora Artística da Oficina Municipal do Teatro (O Teatrão, Coimbra) e José Pina, Diretor Artístico do Teatro Aveirense (Aveiro). A delegação da Red Española de Teatros será integrada por Juan Ignacio Herrero Fernández, Presidente de La RED, Irene Pardo, Gerente de La Red, Ana López Asensio, Tesoureira de La RED e Toni Álvarez González, Membro de La RED.
A promoção da criação artística portuguesa é um objetivo partilhado entre a DGARTES e este festival que, desde a sua primeira edição (1998), tem servido de ponte para o encontro entre profissionais de toda a Península Ibérica, tendo contado sistematicamente com a presença de estruturas artísticas portuguesas em Ciudad Rodrigo.
Com sessenta espetáculos programados, a organização da Feria de Teatro de Castilla y León aposta na diversidade e multidisciplinaridade, prevendo receber, este ano, mais de vinte e cinco mil espetadores.
Mais informações sobre a participação de Portugal
Programa completo da Feria de Teatro de Castilla y León 2022
Data de publicação: 22-08-2022