A memória do corpo do ator – Workshop de mimo por Eugenio Ravo

teatro
A memória do corpo do ator – Workshop de mimo por Eugenio Ravo
Formação

Imagem: Eugenio Ravo - "Passando da Pessoa uno spiraglio umano"

"A bipedia é uma conquista evolutiva do ser, são as bases do mimo corporal".

(Etienne Decroux)

Não existem fórmulas para criar uma presença cénica, existe a experiência directa que leva o ator a sentir, a ser/estar no aqui e agora. Na arte do mimo corporal o sentido do movimento na imobilidade conjuga-se com uma dinâmica interior, viva, intensa, presente, fotogramas de corpos em suspensão contam histórias infinitas. Explora-se a dinamicidade do desequilíbrio sur place, (verticalidade e bipedia), a caminhada, a imobilidade e o movimento lento impercetível, a relação afetiva no trabalho de grupo, as partituras rítmicas sem palavra.

Dar-se-á espaço ao trabalho de improvisação, seja individual seja de grupo, em que os participantes poderão experimentar as infinitas possibilidades de compor uma cena. Um espaço necessário onde se exploram as potencialidades criativas, a urgência da ação e a memória de instinto.

Um teatro de ação, presente, para dar voz àquela parte mais secreta que se esconde dentro de nós.

-

EUGENIO RAVO

Pedagogo italiano dedicado ao movimento corpóreo que foi aluno de grandes mestres, como Étienne Decroux. É um multifacetado e experiente artista de teatro - diretor - autor - ator – mímico - coreógrafo, performer, cuja experiência profissional pode assumir e resumir-se como uma forma total de teatro e movimento. Nos últimos vinte e cinco anos, desenvolveu trabalho como ator, mimo, coreógrafo e diretor na "Compagnia Esule Teatro" que actuou em diversos palcos, sobretudo em Itália. Realizou e inventou performances diversas, apresentadas em teatros e festivais de teatro, algumas das quais com base em textos de poetas com uma sensibilidade e preferência sua bem particulares, como foi o caso do universal Fernando Pessoa.

-

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Teatro Meridional Rua do Açúcar, Beco da Mitra, nº64, Lisboa 19 a 23 Setembro 2022 10h às 13h.

-

PÚBLICO-ALVO

Bailarinos, atores, performers, a todos os que queiram envolver-se e aprofundar os próprios conhecimentos corporais e teatrais.

Nº máximo de participantes: 14

Valor: 75€

-

CANDIDATURA

Preenchimento do formulário: https://bit.ly/3BDilJL

Data limite receção candidaturas: 9 de Setembro de 2022

Resposta até dia 12 de Setembro de 2022.

As inscrições são sujeitas a seleção prévia.

-

MAIS INFORMAÇÕES

(+351) 91 999 12 13 | formacao@teatromeridional.net

www.teatromeridional.net

 

 

 

 


Data de publicação: 24-08-2022