"AI: African Intelligence" estreia este mês em Bruxelas com o apoio da DGARTES

Internacionalização
"AI: African Intelligence" estreia este mês em Bruxelas com o apoio da DGARTES
Artes Visuais | Bélgica

Fotografia: Manthia Diawara, “AI: African Intelligence”, 2022, still de vídeo, cortesia do artista e de Maumaus/Lumiar Cité

A Maumaus/Lumiar Cité, Gluon e WIELS-Centre d'Art Contemporain apresentam a estreia internacional de "AI: African Intelligence", o último vídeo-ensaio da autoria de Manthia Diawara, seguida de uma conversa com o artista, no dia 28 de novembro, pelas 19h30, no Cinema Palace, em Bruxelas (Bélgica).

Produzido por Maumaus/Lumiar Cité, “AI: African Intelligence” explora as zonas de contacto entre os rituais africanos de possessão das aldeias piscatórias tradicionais da costa atlântica do Senegal e a emergência das novas fronteiras tecnológicas da inteligência artificial. Considerando a confluência entre a tradição e a modernidade, Diawara questiona como poderemos passar de máquinas incorpóreas para um controlo mais humano e espiritual dos algoritmos. Poderá África ser o contexto de emergência de algoritmos tão improváveis?


Artista plástica: Manthia Diawara
Produção: Jürgen Bock


Manthia Diawara (Mali) é Professor de Comparative Literature and Film na New York University. Para além da autoria de diversos livros sobre os cinemas africano e afro-americano, os seus ensaios em torno da arte, do cinema e da política foram publicados no The New York Times Magazine, LA Times, Libération, Mediapart e Artforum. Entre os seus trabalhos em suporte filme ou vídeo, destacam-se: “Uma Ópera do Mundo” (2017); “Negritude, um Diálogo entre Soyinka e Senghor” (2015) “Édouard Glissant: Um Mundo Em Relação” (2010), “Maison Tropicale” (2008) e “Rouch in Reverse” (1995).


Reserva prévia de bilhete


Mais informações: www.maumaus.org


 

 

 


"AI: African Intelligence" tem o apoio financeiro da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Gluon, Creative Europe e Horizon 2020 Programa da União Europeia.