HODO: Unique Journeys

Internacionalização
HODO: Unique Journeys
Portugal prepara-se para a Secção Estudantes da Quadrienal de Praga

Entre espaços admiráveis, tempos extraordinários e lugares únicos, decorre a preparação em território nacional da representação internacional portuguesa na secção ESTUDANTES da 15ª. Quadrienal de Praga - PQ23 - Prague Quadrennial of Performance Design and Space, com curadoria da APCEN.

Decorreu a 17, 18 e 19 de fevereiro, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, em parceria com o 23 Milhas – Fábrica das Ideias, o terceiro e final momento do projeto HODO: Unique Journeys. A oficina HODO - Lugares Únicos contou com a participação do grupo de 8 estudantes representantes das várias instituições de ensino superior artístico, que responderam ao convite da APCEN, para elaborar conjuntamente o projeto criativo a apresentar na secção “Estudantes” da PQ23, dando resposta ao desafio conceptual RARE Stories of Unique Places. Sob a orientação e acompanhamento da equipa curatorial da APCEN, este grupo de estudantes, oriundos de diferentes cidades e regiões do território nacional, e de distintas instituições académicas e áreas de especialidade artística, tais como a cenografia, o teatro, o design, a pintura e a arquitetura, deu continuidade ao trabalho desenvolvido nos momentos anteriores, formalizando as decisões que vão dar origem ao projeto final que Portugal levará a Praga.

O segundo momento do projeto HODO: Unique Journeys, ocorreu com a oficina HODO - Tempos Extraordinários, realizada nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, fruto de uma parceria estabelecida com a Universidade de Évora, que reuniu nesta cidade os 22 estudantes selecionados na etapa anterior para procurarem em conjunto, refletir e encontrar soluções que deem resposta ao desafio lançado pela PQ23.  O primeiro momento HODO - Espaços Admiráveis, tinha decorrido entre julho de 2022 e janeiro de 2023 nas 11 instituições de ensino superior artístico que aderiram ao projeto, com o objetivo de escolher os estudantes participantes.

A APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia foi convidada pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de comissária da representação oficial portuguesa na 15ª. Quadrienal de Praga, para representar Portugal na seção “Estudantes”, com o projeto coletivo “HODO: Unique Journeys”, que vai valorizar o trabalho e a reflexão partilhados, e o envolvimento das instituições de ensino superior artístico portuguesas.

A seção “Estudantes” é competitiva, e destina-se a dar a conhecer o trabalho desenvolvido por estudantes de artes, jovens designers e cenógrafos (até 5 anos após a conclusão da sua formação), assim como de estúdios emergentes em representação do seu país. A dotação orçamental atribuída pela DGARTES para esta participação é de 50 000€ (cinquenta mil euros).

A Quadrienal de Praga é atualmente, a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais é uma das características desta mostra, que privilegia a experimentação artística e o cruzamento entre disciplinas, abrangendo também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras.

 

 

 


Data de publicação: 02-03-2023