45 PROJETOS VÃO ASSINALAR EM TODO O PAÍS AS CELEBRAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

apoio às artes
45 PROJETOS VÃO ASSINALAR EM TODO O PAÍS AS CELEBRAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL
Arte pela Democracia

© Cláudia Teixeira, Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) comunicou esta semana (8 de agosto) os resultados finais do concurso Arte pela Democracia, um Apoio em Parceria que resulta do acordo celebrado com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

Reconhecendo que a criação artística pode contribuir para processos de reflexão sobre um regime democrático justo e igualitário na sociedade atual, este concurso tem como objetivo principal promover, através do desenvolvimento e implementação de projetos artísticos, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução do 25 de Abril de 1974 e contribuir para a manutenção dos seus propósitos e para a construção da democracia e dos seus múltiplos significados no século XXI.

Com uma dotação financeira de um milhão de euros, são apoiados 45 projetos, com predominância nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar (19), teatro (9) e música (6), nos domínios artísticos da criação (27), programação (7), circulação nacional (4), ações estratégicas de mediação (1) e edição (6).

Os projetos abrangem todas as regiões do país: 11 projetos na região Norte, 6 projetos na região Centro, 22 projetos na Área Metropolitana de Lisboa, 3 projetos no Alentejo, 1 no Algarve, 1 na R.A. dos Açores e 1 na R.A. da Madeira.

Com estes apoios financeiros, a DGARTES e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril pretendem alcançar objetivos comuns, que incluem a participação da população mais jovem em atividades que promovam os valores da democracia, cidadania e igualdade, e o estímulo ao desenvolvimento de ações estratégicas de mediação de públicos que fomentem a interação entre gerações, motivando a partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura.

O Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.

Conheça os resultados finais (Ata n.º 7 e Anexos I e II)

 

 

 


Data de publicação: 08-08-2013