Realiza-se no próximo dia 31 de outubro, pelas 14h, na Biblioteca Nacional de Portugal, a sessão 1º Programa de Apoio em Parceria CET/DGARTES Arquivos das Artes Performativas - balanço, desafios, continuidade.
Esta iniciativa contará com a intervenção do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e das entidades apoiadas no âmbito deste apoio em Parceria. A sessão é coordenada por Maria João Brilhante (CET) e Ana Bigotte Vieira (IHC/ IN2PAST).
O Programa de Apoio em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar teve como objetivo criar estímulos ao tratamento e conservação dos arquivos nestas áreas artísticas, em três modalidades, de acordo com o estado de conservação e tratamento dos arquivos: inventariação, tratamento e disponibilização pública.
Com um montante financeiro de 350 mil euros, este Programa financiou 13 projetos na área de teatro, 6 de cruzamento disciplinar e 1 de dança no domínio da investigação ligada a práticas de arquivo e documentação do património artístico.
Foram apoiados cinco projetos na região Norte, três na região Centro, onze na Área Metropolitana de Lisboa e um no Algarve.
O empenho em valorizar a fruição artística enquanto instrumento de desenvolvimento humano, social, económico e cultural; a necessidade de assegurar o registo, a edição e a divulgação de documentos e obras referentes às artes e a realização de projetos e ações que contribuam para a valorização do setor das artes e dos seus profissionais, estão na base Acordo de Parceria entre a DGARTES e o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Realça-se, no contexto deste Programa de Apoio, a importância das vertentes formativa e de capacitação das entidades apoiadas, através de uma ação de formação realizada pelo CET nas áreas de inventariação, tratamento e conservação.