O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, participa na conferência "Impacto social: as pessoas no centro das organizações culturais", no dia 6 de dezembro, no Grande Auditório do Iscte, em Lisboa. A intervenção decorrerá na Conversa "Práticas e Expectativas", entre as 16h30 e as 17h30, apresentada e moderada por Fátima Faria Roque (Diretora do Departamento de Museus, Monumentos e Palácios da Direção-Geral do Património Cultural).
Dirigida sobretudo aos decisores políticos, dirigentes e técnicos do setor cultural, de instituições patrimoniais e de criação e produção artísticas, a Conferência "Impacto social: as pessoas no centro das organizações culturais" visa apresentar e discutir criticamente o CISOC - um novo instrumento de apoio ao planeamento e à autoavaliação das organizações culturais, concebido, debatido e testado ao longo de 2022 e 2023 - através de intervenções e conversas com detentores de cargos de direção, gestores, investigadores, consultores, mediadores, entre outros, das mais variadas organizações culturais. Na ocasião, será lançada a publicação “Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais. Fundamentos, Metodologia e Instrumentos de Apoio” e, ainda, um sítio Web.
A organização da conferência está a cargo do Plano Nacional das Artes e do Observatório Português das Atividades Culturais / Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, o ICOM Portugal, o Museu de Lisboa e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) e irá contar com as presenças do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Ministro da Educação, João Costa.
No período da manhã, a conferência inaugural estará a cargo de Alessandro Bollo, Gestor cultural, Investigador e Presidente da Officina della Scrittura, em Turim, a que se seguirá a apresentação do CISOC, sob o olhar crítico de Catarina Vaz Pinto, Maria de Assis Swinnerton e Manuel Gama, e o debate com a audiência. A sessão da tarde abrirá com a conferência de Sonia Blasco, Diretora do Serviço de Museus e Proteção de Bens Móveis da Generalitat da Catalunha, seguida de duas mesas de conversas, uma sobre estudos e perspetivas e outra sobre práticas e expetativas. No final da conferência, Karen Maguire, Chefe de Divisão do Programa de Emprego Local e Desenvolvimento Económico da OCDE, apresentará a publicação Cultura e Desenvolvimento.
A conferência "Impacto social: as pessoas no centro das organizações culturais" integra-se na construção de uma medida do eixo da política cultural do Plano Estratégico 2019-2024 do Plano Nacional das Artes.
PROGRAMA
https://conferencia.pna.gov.pt/cisoc/programa/
INSCRIÇÃO
Para registar-se na conferência:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUYUErXkNXAD_jK0WRdFrDKwH0gBXiTV9MZpHReIy24Y1teQ/viewform