"Human Entities: a cultura na era da inteligência artificial" - Ciclo de Conversas

artes digitais
"Human Entities: a cultura na era da inteligência artificial" - Ciclo de Conversas
Formação | Artes Digitais

A Trienal de Arquitectura de Lisboa recebe, no dia 4 de outubro, a primeira sessão da segunda edição do Ciclo de 4 Conversas intitulado "Human Entities: a cultura na era da inteligência artificial" organizado pela associação CADA, entre outubro e novembro. "Porque importam as histórias: narrativas sobre inteligência artificial, risco existencial, e ciência", por Adrian Currie (NZ/UK), é o tema de abertura deste ciclo, que foca "a mudança tecnológica e os seus impactos - nas formas como a cultura e a tecnologia se influenciam mutuamente”. 

/
Sinopse:
"À medida que carros autónomos surgem nas estradas públicas, exércitos de bots se envolvem em amargas guerras culturais, e sistemas de 'deep-learning' ganham aos melhores jogadores humanos no poker e no Go, muita da exagerada propaganda em torno das máquinas inteligentes começa a soar verdadeira. A inteligência artificial está a entrar na vida quotidiana a um ritmo intenso e a velocidade do seu avanço surpreende até os seus criadores. 
Mais do que com qualquer anterior tecnologia, a implantação de sistemas autónomos em complexos ambientes de dados está a desvanecer as fronteiras entre pessoas e máquinas. Artefactos tecnológicos já não são entendidos como meras ferramentas mas antes como agentes igualmente ativos nas nossas relações sociais e parte integrante do substrato que está a redesenhar muitas formas de cultura. 
Bem gerida, a inteligência artificial pode ter um papel decisivo para o bem social. Mas é tudo menos neutra. As tecnologias de automatização correspondem a modelos do mundo que representam os valores e as assunções dos seus criadores – uma mão cheia de corporações com poderosos interesses económicos.
Como podemos garantir que estes novos modelos do mundo são reinseridos no discurso cultural e que permitem maior diversidade? Como podemos compreender as semelhanças e diferenças entre a inteligência humana e a das máquinas?" (CADA – Sofia Oliveira/Jared Hawkey)

/
Programa:
www.cada1.net/works/human-entities-2nd-edition-2017/

/
Ficha artística e técnica: 
Organização: CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa
Direção artística: Sofia Oliveira, Jared Hawkey
Produção: Linda Campos
Design: Marco Balesteros (Letra)
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, NOVA LINCS, Universidade Nova de Lisboa. 

/
Locais, datas e horários 
Programa para outubro 2017 (duas primeiras conversas do ciclo)

Conversa 1 
4 de outubro de 2017, das 18h30 às 20h30
Trienal de Arquitectura de Lisboa, Campo de Santa Clara, 142-145, Lisboa
"Porque importam as histórias: narrativas sobre inteligência artificial, risco existencial, e ciência", por Adrian Currie (NZ/UK) - The Centre for the Study of Existential Risk, University of Cambridge, UK
Mais informações: https://goo.gl/tstfwD 

Conversa 2
18 de outubro de 2017, das 18h30 às 20h30
"Imaginando o impacto da inteligência artificial", por Gonzalo de Polavieja (ES/PT) - Champalimaud Centre for the Unknown, Neuroscience Programme, Lisboa
Mais informações: www.cada1.net/works/human-entities-gonzalo-de-polavieja/ 

/
Bilheteira:
Entrada livre mediante registo. 
Registo conversa 1, Adrian Currie: www.eventbrite.pt/e/registo-human-entities-2017-conversa-1-adrian-currie-38074222023 

/
Contactos:
CADA 
R. Luz Soriano, 67, Sala 38,
1200-246 Lisboa
T. +351 213 430 777
E. sofiaoliveira@cada1.net

/
Mais informações:
website: www.cada1.net
facebook: www.facebook.com/cada1.net/ 
twitter: https://twitter.com/cada1dotnet