O IBERORQUESTRAS JUVENIS realizará, entre os dias 2 e 4 de outubro, em São José, Costa Rica, o XXXI Conselho Intergovernamental e as Jornadas de Reflexão anuais.
Da agenda de trabalhos consta a realização de momentos de discussão com base na atividade dos diferentes grupos de trabalho e a apresentação de propostas de ação que visem os objetivos estratégicos do Programa. Na reunião do Conselho Intergovernamental será deliberada a apresentação do Plano Operacional e Administrativo 2025. Serão também apresentados os diferentes projetos comuns do Programa, bem como os projetos binacionais e multinacionais encabeçados pelos países-membros. O projeto liderado por Portugal visará o diagnóstico do trabalho realizado em território nacional que tenha a prática musical como catalisador de integração social, a realizar em 2025, e que contará com a participação de especialistas do Brasil, Equador e Chile.
Este momento de discussão, partilha e análise do programa IBERORQUESTRAS JUVENIS contará com a presença do Maestro Ariel Britos, presidente do Programa (representante nacional do Uruguai), de Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-Americano (SEGIB), do Ministro da Cultura e Juventude do governo da Costa Rica, Maestro Jorge Rodríguez Vives, e dos representantes nacionais no Conselho Intergovernamental: Argentina, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguai.
A DGARTES estará presente com a participação da técnica superior Alexandra Ávila Trindade.
Portugal foi o primeiro país de língua portuguesa a integrar o IBERORQUESTRAS JUVENIS, em maio de 2023. A presença portuguesa é operacionalizada pela DGARTES - sendo o Diretor-Geral das Artes o representante nacional no Conselho Intergovernamental.
Saiba mais sobre o Programa IberOrquestras Juvenis aqui.
Data de publicação: 01 de outubro de 2024