Estão abertas até dia 20 de janeiro as candidaturas para a 1.ª edição do Curso de Mediação Cultural e Artística, promovido pelo Plano Nacional das Artes (PNA), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Direção-Geral das Artes (DGARTES). O curso de 120 horas, com 12 de mentoria individual, decorrerá de março a julho do próximo ano e destaca-se pela abordagem imersiva e pelo desenvolvimento de projetos. O financiamento do curso é assegurado integralmente pelo PNA e pela DGARTES. O prazo das candidaturas termina a 20 de janeiro de 2025.
Destinado a agentes culturais ativos, especialmente técnicos de autarquias e de instituições culturais e artísticas credenciadas nas Redes (Museus, Bibliotecas, Teatros e Cineteatros, Cineclubes, Arte Contemporânea), o curso (em Regime B-learning) inclui sessões presenciais e online, além de um projeto individual, e apresenta um quadro teórico e prático capaz de problematizar as questões que se impõem no âmbito do impacto da mediação cultural e artística na sociedade, tendo em vista a promoção da educação ao longo da vida e a valorização das artes e dos patrimónios nas vidas dos cidadãos.
Os objetivos abrangem a promoção da formação contínua de profissionais, a constituição de um referencial conceptual e de boas práticas partilhado e a promoção de sinergias entre instituições culturais. A iniciativa representa um passo crucial para a formação das equipas das Redes, contribuindo para a coesão territorial em Portugal. O planeamento e a implementação da 1.ª edição ficam a cargo do IPL e do PNA, com a colaboração da dgARTES e com a coordenação técnica e científica da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade do IPL.
Consulte o Regulamento e o Edital aqui.
Data de publicação: 13 de janeiro de 2025