A cidade de San Salvador recebe, até dia 24 de outubro, a XI Jornada de Reflexão e XXXIII Conselho Intergovernamental do Programa Iberorquestras Juvenis.
Com a presença de representantes dos 15 países-membros do Programa, entre os quais Portugal, através do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, serão apresentadas propostas dos vários Grupos de Trabalho, bem como os resultados dos projetos realizados, decorrendo ainda debates e reflexões sobre o modelo organizativo e o Plano Estratégico 2026-2030.
A presente participação permite dar continuidade à representação institucional de Portugal no processo de definição de orientações estratégicas do Programa Iberorquestras Juvenis, contribuindo para o reforço da Cooperação Ibero-Americana no domínio da música orquestral juvenil e garantindo a defesa dos interesses, prioridades e compromissos assumidos pelo nosso país no seio do Conselho Intergovernamental do Iberorquestras Juvenis.
Criado em 2018, o Iberorquestras Juvenis é um programa de cooperação técnica e financeira que visa a promoção da prática musical entre crianças, adolescentes e jovens como instrumento de formação, desenvolvimento artístico e pessoal e inclusão social, através de projetos comuns, bilaterais e multilaterais entre os países-membros, fortalecendo o Espaço Cultural Ibero-Americano.
O Programa é operacionalizado pela DGARTES, sendo o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, o representante nacional com assento no Conselho Intergovernamental.
Saiba mais sobre o Iberorquestras Juvenis em https://www.iberorquestasjuveniles.org/
Data de publicação: 22 de outubro de 2025
 
              
