Encontro DINÂMICAS COLABORATIVAS reuniu mais de 60 equipamentos RPAC em Santo Tirso

arte contemporânea
Encontro DINÂMICAS COLABORATIVAS reuniu mais de 60 equipamentos RPAC em Santo Tirso
[Centro de Arte Alberto Carneiro e Museu Internacional de Escultura Contemporânea]

Organizado pela DGARTES, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, a iniciativa contou com a presença de representantes de mais de 60 equipamentos pertencentes à RPAC, realizado em dois dias que permitiram refletir sobre os principais desafios sentidos pelas entidades e propor ações de melhoria.

Destacam-se questões apontadas quanto à melhoria da profissionalização do setor, equipas e artistas; à necessidade de maior autonomia financeira e agilidade na realização de procedimentos e à necessidade de reforçar a dotação orçamental.

Foram também identificadas as principais vantagens da existência do Programa de Apoio a Projetos, destacando-se o potencial de expansão na atuação no território e nas relações proporcionadas pelas parcerias, nomeadamente, pela possibilidade de partilha e aprendizagem entre equipas.

A importância de proporcionar mais momentos de encontro e partilha entre os equipamentos/entidades, e de aumentar a visibilidade dos projetos apoiados, foram indicados como cruciais para o reforço da Rede e do seu impacto na atuação dos equipamentos que a compõem.

Este Encontro contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, que reforçou o papel da DGARTES na projeção internacional das artes e da cultura portuguesa nas suas diversas expressões, realçando também a importância da arte contemporânea na criação de desafios, interrogações e na construção de uma consciência coletiva diversa e imprescindível no debate público.

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, relembrou a importância da criação das Redes para a promoção de uma política pública de descentralização e desconcentração territorial, assinalando a existência, neste momento, de 81 entidades que dinamizam 97 espaços na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Destacou, também, a importância do Programa de Apoio a Projetos para o desenvolvimento de parcerias e do Programa de Formação e Capacitação como ferramenta de qualificação profissional das equipas.

A DGARTES agradece ao Município de Santo Tirso pelo acolhimento e parceria na organização deste Encontro.

 

[Imagens: Câmara Municipal de Santo Tirso]

 

Data de publicação: 31 de outubro de 2025