Windows, de José Capela

Windows, de José Capela
Portugal na PQ2019

Projeto | Curador | Catálogo | Galeria | ImprensaFicha técnica     [EN]
pq19menu_01.png
Representação Oficial Portuguesa 
PQ19 -Quadrienal de Praga
Performance Design and Space 
6-16 6 2019
Praga, República Checa

Curadoria: José Capela
Comissariado: Direção-Geral das Artes
Inauguração de Windows: 6 de junho 2019, 18h30
Palácio Industrial Výstaviště Praha 7 Holešovice
Ala direita, sala 41, 42 

Lançamento do catálogo Windows (JC+JCD)
e performance As Metamorfoses de Ovidio, pela mala voadora:
10 de junho 2019, 19h00
Studio Hrdinů do Veletržní Palác
Dukelských hrdinů 47
pq19enter.png
Windows, com curadoria de José Capela, é o projeto que irá representar Portugal na 14.ª Quadrienal de Praga Performance Design and Space – a mais importante mostra internacional de cenografia e arquitetura teatral - que este ano decorre de 6 a 16 de junho, dedicada ao tema “Imaginação, Transformação, Memória”, sob direção-geral de Pavla Petrová. 

Comissariada pela Direção-Geral das Artes, a representação portuguesa integra a secção “Countries” da PQ, ocupando este ano, pela primeira vez, a área central do principal espaço expositivo, considerado o coração da Quadrienal de Praga desde que foi fundada, em 1967.

Windows inaugura no dia 6 de junho, às 18h30, no Palácio Industrial Výstaviště, numa sessão que conta com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e do artista e curador, José Capela. 

Windows é uma instalação “constituída por um conjunto de contentores espelhados com uma dupla função enquanto dispositivos: (1) eles são um pedaço de paisagem que reflete a paisagem em seu redor e (2) cada contentor tem uma forma que é deduzida dos mecanismos de visão e/ou representação usados nos cenários que, em miniatura, podem ser vistos no seu interior”. (José Capela)

A representação oficial portuguesa conta ainda com o lançamento do Catálogo Windows (JC+JCD), uma edição de José Capela e José Carlos Duarte, no dia 10 de junho, às 19h00, no Studio Hrdinůdo Veletržní Palác, seguindo-se a apresentação da performance As Metamorfosesde Ovidio, pela mala voadora.

Projeto
pq19enterbranco.png
pq19menu_windowsinstalacao.png
A maior parte de nós passa o dia a olhar para monitores e ecrãs, numa situação curiosamente semelhante à do público que, na sequência da invenção da perspetiva, tem visto teatro através da grande janela chamada “boca de cena”.

Ver o mundo através de jane-las é agora uma coisa diferente do que era nos teatros tradicionais onde continuamos a fazer teatro. Mudaram as ferramentas de representação, mudou a natureza das imagens.

Para a representação oficial portuguesa na Quadrienal de Praga 2019, propõe-se uma instalação sobre os mecanismos de representação que, no tempo de Photoshop, criam e condicionam o ato de ver o tradicional palco.

Um conjunto de trabalhos cenográficos em torno deste tema, da autoria de José Capela, serão inseridos numa porção de paisagem.

(José Capela)

pq19enter.png
Considerando que o objetivo curatorial da exposição Countries da PQ19 é que as representações dos vários países constituam, no seu conjunto, uma paisagem contínua, propõe-se instalar nessa paisagem um conjunto de contentores integralmente espelhados que (1) contenham maquetas de cenários nos quais “ver o palco” seja o tema, (2) tenham uma forma que enfatize os mecanismos de representação inerentes a esses cenários, (3) constituam, no seu conjunto, uma experiência em torno da representação e da visão, (4) possam ser vistos a partir do exterior da área em que são instalados como uma “porção de paisagem” abstrata e, reciprocamente, (5) espelhem o espaço circundante e designadamente as instalações de outros países.

Os trabalhos cenográficos representados, da autoria de José Capela, foram concebidos, quer para a sua própria companhia – a mala voadora –, quer para outras estruturas ou instituições portuguesas.

A ideia de “imersivo”, tão presente no teatro contemporâneo, complementa ou contraria o pressuposto de que o teatro é visto a partir de um ponto que lhe é exterior; complementa ou contraria a tradição iniciada com a invenção da perspetiva, com a invenção da boca de cena e com a colocação do público em frente a essa grande janela através da qual ele observa uma representação. Mas, neste mesmo tempo de teatro imersivo, a maior parte de nós passa o dia a olhar para monitores e ecrãs, numa situação curiosamente semelhante à do público desse teatro supostamente antigo: em frente a uma janela. Ver o mundo através de janelas, permanecendo fora da realidade percecionada, é portanto

- parecido com o que nos acontece face aos dispositivos cénicos oriundos da invenção da perspetiva;
- uma coisa completamente nova relativamente às modalidades de representação características desses dispositivos e, designadamente, à natureza das suas imagens.

(José Capela)

 Curador
pq19enterbranco.png
pq19menu_windows_curador.png
José Capela, arquiteto, doutorou-se com a dissertação Operar conceptualmente na arte. Operar conceptualmente na arquitetura.

É docente na Universidade do Minho desde 2000, onde leciona nos cursos de arquitetura e de teatro, e é investigador do Lab2PT.

É cofundador e codiretor artístico da mala voadora, com Jorge Andrade, e responsável pela cenografia dos espetáculos.

Iniciou-se no teatro no Teatro Universitário do Porto em 1989. Tem escrito e apresentado comunicações sobre arquitetura, arte ou cenografia em Portugal e no estrangeiro. Foi um dos comissários da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010. Publicou o catálogo sobre o seu trabalho Modos de Não Fazer Nada, e é autor de um capítulo do livro Estética e Política entre as Artes (Edições 70). 

Nos últimos anos trabalhou para a Companhia Nacional de Bailado, para o Teatro Nacional São Carlos (um projeto em curso que teve início com encenações de Rodula Gaitanou e Nicola Raab), para a Casa Museu Guerra Junqueiro e foi responsável pelo design da exposição permanente do novo Museu do Vinho do Porto. 

Foi nomeado para o Prémio Autores SPA na categoria de melhor trabalho cenográfico em 2012 e 2017 e foi-lhe atribuído o prémio em 2016 por Pirandello, da mala voadora.

Catálogo
pq19enterbranco.png
pq19menu_windowscatalogo.png
O catálogo W : JC + JCD que acompanha a instalação Windows é um livro de fotografias de José Carlos Duarte em torno do trabalho de cenografia de José Capela.

Conta com um prefácio de Graça Fonseca, Ministra da Cultura, com um texto escrito em coautoria por Filipe Figueiredo e Cosimo Chiarelli, um texto de João Cabeleira e um último do próprio cenógrafo.

O catálogo integra, enquanto objeto, a instalação Windows.

Galeria
pq19enterbranco.png
pq19menu_windowsgaleria.png

© José Carlos Duarte

Imprensa
pq19enterbranco.png
pq19menu_windowsimprensa.png
Comunicado de imprensa
Dossier de imprensa
Clipping
Acreditação de imprensa PQ19

Contacto para entrevistas: 
João Pedro Fonte
T. (+351) 932 385 700
E. jpf.fonte@me.com

Ficha técnica
pq19enterbranco.png
pq19menu_windowsfichatecnica.png
Comissariado da representação oficial portuguesa: 
Direção-Geral das Artes

Instalação Windows:
Artista e curador: José Capela
Projeto de instalação: José Capela, João fonte (colaboração)
Edição de imagem: António MV, José Carlos Duarte
Luz: Rui Monteiro
Construção de modelos: João Pedro Fonte, Mario Ortega, João Ortega (colaboração)
Construção de estruturas: Américo Castanheira, Braselino Ramalho, Cláudio Santos, Luísa Rodenas, Valdemar Santos
Produção geral: mala voadora (Patrícia Costa, Mariana Dixe)
Produção: João Fonte

windows_contactos.png

Direção-Geral das Artes
Comunicação
Campo Grande, 83 - 1.º
1700-088 Lisboa
E. comunicacao@dgartes.pt
T. (+351) 211 507 010

pq19menu_maisinfo.png

www.instagram.com/windowspq/
www.facebook.com/DGArtes

www.instagram.com/dg.artes/

www.pq.czwww.facebook.com/praguequadrennial
www.youtube.com/user/PragueQuadrennial/
www.instagram.com/praguequadrennial/
https://twitter.com/PQ_2019

 

 


 

[EN]

pq19banner.png

 

Official Portuguese Representation  
PQ19 – Prague Quadrennial Performance Design and Space 
6-16 6 2019
Prague, Czech Republic
_
Curator: José Capela
Commissioner: Direção-Geral das Artes
_
Opening: 6-06-2019, 6.00pm
Industrial Palace Výstaviště
Praha 7 Holešovice
Right wing, room 41, 42 
_
Windows Book Launch
+ performance: As Metamorfoses de Ovidio, by mala voadora:
10-06-2019, 7.00pm
Studio Hrdinů, Veletržní Palác
Dukelských hrdinů 47

pq19menu_installation.png

The installation Windows consists of a set of mirrored containers that carry out a dual function as devices: (1) they are a piece of landscape that reflects the landscape around it and (2) the shape of each container is deduced from the mechanisms of vision and / or representation used in the miniature scenarios assembled inside them.

The concept of “immersive” — so present in contemporary theatre — may complement or contradict the assumption that theatre is seen from the outside; it may complement or contradict the tradition initiated with the invention of perspective, the invention of the proscenium arch and the placement of the audience in front of this large window through which they watch a depiction. But, in these very times of immersive theatre, most of us spends the day looking at computer monitors and other screens, in a situation curiously similar to that of the audience of this supposedly old theatre: in front of a window.

Watching the world through windows, remaining outside of the reality perceived, is therefore

— similar to what happens to us in face of the scenic devices that resulted from the invention of perspective;

— something completely new in view of the depiction modalities that are typical of those devices and, specifically, the nature of their images.

(José Capela)

pq19menu_biography.png

(available soon...)

 

 

 

 

pq19menu_catalogue.png

Edition: José Capela, José Carlos Duarte
Photography: José Carlos Duarte
Texts: Graça Fonseca (Minister of Culture), Filipe Figueiredo + Cosimo Chiarelli, João Cabeleira, José Capela
Graphic design: R2
Translation: Fernando Guerra e Paz
Printing and binding: Gráfica Maiadouro, S.A.

pq19menu_technicalfile.png

Windows installation

Commissioner: Direção-Geral das Artes
Artist and curator: José Capela
Installation design: José Capela, João Fonte (collaboration)
Image editing: António MV, José Carlos Duarte
Light design: Rui Monteiro
Models construction: João Pedro Fonte, Mario Ortega, João Ortega (collaboration)
Structures construction: Américo Castanheira, Braselino Ramalho, Cláudio Santos, Luísa Rodenas, Valdemar Santos
General production: Mala Voadora (Patrícia Costa, Mariana Dixe)
Production: João Fonte
 

pq19menu_contacts.png

Directorate-General for the Arts
Communication
Campo Grande, 83 - 1.º
1700-088 Lisbon
Portugal
E. comunicacao@dgartes.pt
T. (+351) 211 507 010

 

pq19menu_moreinfo.png

 

www.instagram.com/windowspq/
www.facebook.com/DGArtes

www.instagram.com/dg.artes/

www.pq.czwww.facebook.com/praguequadrennial
www.youtube.com/user/PragueQuadrennial/
www.instagram.com/praguequadrennial/
https://twitter.com/PQ_2019