NEIGHBOURHOOD - WHERE ALVARO MEETS ALDO
Créditos: Nicolò Galeazzi
2016 | REPRESENTAÇÃO OFICIAL PORTUGUESA NA 15.ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA LA BIENNALE DI VENEZIA
//
Curadores: Nuno Grande e Roberto Cremascoli
Local: Campo di Marte, Ilha da Giudecca, Veneza
28 de maio a 27 de novembro de 2016
Centrada na obra de Álvaro Siza Vieira, a mostra contou com curadoria dos arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli e foi comissariada por Carlos Moura-Carvalho, na altura Diretor-Geral das Artes. O projeto centrou-se na temática da habitação social, e percorreu as intervenções do arquiteto português em diferentes bairros do Porto, Berlim, Haia e Veneza, expondo a sua experiência social como parte da relação com a idade europeia e com a criação de lugares de "vizinhança". A representação portuguesa na Bienal de Veneza ficou, assim, localizada na Giudecca, numa abordagem inovadora pela arquitetura e pelas artes a uma realidade social inquietante, e uma mais eficaz estratégia de planeamento, promoção, comunicação, captação de apoios e
estabelecimento de parcerias.
A edição de 2016 da Bienal de Veneza, sob o título Reporting from the Front, teve como curador geral o chileno Alejandre Aravena e focou-se nas preocupações sociais e nas transformações urbanas ocorridas no mundo inteiro. Numa oportunidade ímpar de afirmar os valores e a cultura nacionais na mais importante mostra de arquitetura internacional, o projeto de Portugal para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 apresentou uma proposta inovadora que ocupou um lugar em plena construção física e social na ilha da Giudecca, em Veneza.
Com mais de 7000 visitantes, "NEIGHBOURHOOD - Where Alvaro meets Aldo", gerou debate, curiosidade, afluência. Um pouco por todo o mundo, especialistas na área frisaram a diferença da narrativa criada por este projeto, demarcando-o das demais apresentações nacionais na Bienal de Veneza pela forma como aborda o papel da arquitetura.
Visite a exposição no Google Artes & Culture
NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo no facebook