II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas"

II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas"
out 2025 > Santo Tirso

© Câmara Municipal de Santo Tirso

II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas"
outubro 2025, Santo Tirso


27 outubro 2025
Centro de Arte Alberto Carneiro
28 de outubro 2025
Museu Internacional de Escultura Contemporânea


Organizado pela Direção-Geral das Artes em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, o segundo Encontro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) contou com a presença de representantes de mais de 60 equipamentos pertencentes à RPAC. A iniciativa realizou-se em dois espaços do município de Santo Tirso, ambos pertencentes à Rede: o Centro de Arte Alberto Carneiro, no dia 27 de outubro, e o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, no dia 28 de outubro.


1.º dia do II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas"
27 outubro 2025
Centro de Arte Alberto Carneiro
Santo Tirso


Reservado às equipas de todas as entidades que integram a RPAC e ao conjunto de parceiros e participantes dos projetos apoiados no 1.º Programa de Apoio da RPAC, o primeiro dia do Encontro foi dedicado ao tema "Projetos em rede – Dinâmicas Estabelecidas", dando a conhecer os projetos em curso na altura, ou já terminados, através da partilha de experiências e da reflexão conjunta sobre as dinâmicas de colaboração e parcerias estabelecidas.

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, do Diretor de Departamento de Desenvolvimento Económico, Emprego e Cultura, Álvaro Moreira, e do Grupo de Trabalho da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGARTES), representado por Maria Messias. 

Ao longo do dia foram realizadas as seguintes mesas-redondas:

_“Colaboração e diálogo interinstitucional, estruturação e fortalecimento de redes e partilha de recursos e saberes”, com dinamização de José Maçãs de Carvalho;

_“Circulação de obras e exposições de arte contemporânea portuguesa no território nacional: correção de assimetrias regionais e incremento da coesão”, com dinamização de Antonia Gaeta;

_“Promoção da criação artística, acesso, participação e fruição pública da arte portuguesa contemporânea”, com dinamização de Mariana Mata Passos.

O encerramento esteve a cargo do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.


2.º dia do II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas
27 outubro 2025
Museu Internacional de Escultura Contemporânea
Santo Tirso


O segundo dia do Encontro, aberto ao público, abordou o tema “Projetos em Rede – Dinâmicas Futuras” com foco nas principais linhas orientadoras e objetivos estratégicos do 2.º Programa de Apoio a Projetos da RPAC. A sessão de abertura contou com intervenções da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, e do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, que reforçou o papel da DGARTES na projeção internacional das artes e da cultura portuguesa nas suas diversas expressões, realçando também a importância da arte contemporânea na criação de desafios, interrogações e na construção de uma consciência coletiva diversa e imprescindível no debate público. Na ocasião, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, apresentou as linhas gerais do segundo programa de apoio a projetos da RPAC, relembrando a importância da criação das Redes para a promoção de uma política pública de descentralização e desconcentração territorial. Assinalou a existência, neste momento, de 81 entidades que dinamizam 97 espaços na RPAC e destacou, também, a importância do Programa de Apoio a Projetos para o desenvolvimento de parcerias, bem como do Programa de Formação e Capacitação como ferramenta de qualificação profissional das equipas.

Durante a manhã, foi promovida uma reflexão sobre “Redes e parcerias internacionais”, com Filipa Oliveira; “Arte e Digital: Criação, Comunicação e Democratização”, com Mirian Tavares; e “Criação artística, participação e envolvimento comunitário”, com Virgílio Ferreira.

Durante a tarde, estes temas foram debatidos em 3 salas, com a participação destes/as oradores/as e especialistas convidados/as:

_Sala 1: Redes e parcerias internacionais, com dinamização de Filipa Oliveira e Raquel Ribeiro dos Santos;

_Sala 2: Arte e Digital: Criação, Comunicação e Democratização, com dinamização de Mirian Tavares e Rudolfo Quintas;

_Sala 3: Criação artística, participação e envolvimento comunitário, com dinamização de Virgílio Ferreira e Gabriela Vaz Pinheiro.


Das questões apontadas durante o Encontro, destacam-se a necessidade de melhorar a profissionalização do setor (equipas e artistas), de aumentar a autonomia financeira e agilidade na realização de procedimentos e de reforçar a dotação orçamental.

Foram também identificadas as principais vantagens da existência do Programa de Apoio a Projetos, destacando-se o potencial de expansão na atuação no território e nas relações proporcionadas pelas parcerias, nomeadamente, pela possibilidade de partilha e aprendizagem entre equipas.

A importância de proporcionar mais momentos de encontro e partilha entre os equipamentos/entidades, e de aumentar a visibilidade dos projetos apoiados, foram indicados como cruciais para o reforço da Rede e do seu impacto na atuação dos equipamentos que a compõem.


PROGRAMA

1.º dia do II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas" 
2.º dia do II Encontro RPAC: "Dinâmicas Colaborativas" 

Fotografias: © Câmara Municipal de Santo Tirso