Festival Arte(s) em Palco, Bolsa d’Originais – Associação Cultural, 4 a 19 setembro, Reguengos de Monsaraz

Cruzamentos disciplinares
Festival Arte(s) em Palco, Bolsa d’Originais – Associação Cultural, 4 a 19 setembro, Reguengos de Monsaraz

A Associação Cultural Bolsa d’Originais apresenta o Festival Arte(s) em Palco 2021, de 4 a 19 de setembro, no Centro Cultural Cumeadense e no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. 

Das propostas que integram o programa, destaque para o espetáculo das Trule Marionetas, para o concerto do Quinteto de Metais Alentejano e Grupo Coral de Reguengos de Monsaraz e para o repertório apresentado
pelo do projeto artístico Al’Marafado, um trio de marimba, percussão, oboé e voz, que “partilha o gosto pelas grandes melodias da música portuguesa e brasileira”.


SINOPSE

04 DE SETEMBRO – TRULE MARIONETAS: ESPETÁCULO DE MARIONETAS DE LUVA QUE FAZEM PARTE DA TRADIÇÃO DAS MARIONETAS EM PORTUGAL. O CRUZAMENTO DAS MARIONETAS COM OUTRAS ARTES É UMA CONSTANTE DO TRABALHO DE MANUEL COSTA DIAS, PARTICULARMENTE COM A MÚSICA, APRESENTA UM PROJETO DE CRIAÇÃO DE DOIS NOVOS SKETCH’S DE ROBERTOS ACOMPANHADOS PELA VIOLA CAMPANIÇA, A VIOLA E A VOZ DO FADO COM ARRANJOS E EXECUÇÃO INSTRUMENTAL E VOZ DOS MÚSICOS ANTÓNIO BEXIGA E NUNO DO Ó, AO ESPETÁCULO CUJAS PERSONAGENS MANTÉM AS CARACTERÍSTICAS E A SIMPLICIDADE QUE IDENTIFICAM OS ROBERTOS, MARIONETAS DE LUVA MANIPULADAS DENTRO DE UM PEQUENO RETÁBULO, A BARRACA, POR UM ÚNICO MARIONETISTA QUE USA UMA PALHETA NA BOCA PARA AMPLIFICAR E CARACTERIZAR A VOZ DAS PERSONAGENS. AQUI, O ROBERTO CONTINUARÁ A SER O HERÓI E IRÁ CONTRACENAR COM PERSONAGENS FANTÁSTICAS, MÁGICAS, CATÁRTICAS E DIABÓLICAS, COMO TODOS OS ROBERTOS, MAS APRESENTARÃO AO NÍVEL DA CONSTRUÇÃO RECURSOS QUE ACENTUARÃO ESSAS CARACTERÍSTICAS E AS TORNARÃO SERES TRANSCENDENTES. 

18 DE SETEMBRO – QUINTETO DE METAIS E GRUPO CORAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ: O QUINTETO DE METAIS ALENTEJANO, PROMOTOR DA ARTE DE MÚSICA DE CÂMARA ALENTEJANA, REPRESENTANTE DE UMA NOVA GERAÇÃO DE MÚSICOS REGIONAIS, ALIA A SUA PAIXÃO PELA MÚSICA E POR UMA REGIÃO DE COSTUMES, PESSOAS E CULTURA INCOMPARÁVEIS. FUNDINDO A SUA SONORIDADE COM AS TRADIÇÕES MUSICAIS DO ALENTEJO, DÁ-SE A JUNÇÃO INÉDITA ENTRE UM GRUPO DE MÚSICA DE CÂMARA ERUDITO E O CANTE ALENTEJANO, COM O GRUPO CORAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ, COM ARRANJOS ADAPTADOS A ESTAS DUAS FORMAÇÕES, E ONDE SE PODEM OUVIR ALGUMAS DAS MAIS BELAS MELODIAS DE CANTE ALENTEJANO COM O GRUPO DE METAIS A ACOMPANHAR AS VOZES.

19 DE SETEMBRO – AL’MARAFADO:  UM REPERTÓRIO QUE PARTILHA O GOSTO PELAS GRANDES MELODIAS DA MÚSICA PORTUGUESA E BRASILEIRA, APRESENTA UM CONJUNTO DE CANÇÕES QUE PROCURAM HOMENAGEAR A LÍNGUA PORTUGUESA E A CULTURA TRADICIONAL ASSIM COMO A SUA INFLUÊNCIA NO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO, NO BRASIL, UM PAÍS QUE PARTILHA TANTO DA NOSSA HISTÓRIA E A MESMA LÍNGUA. NA PRIMEIRA PARTE OUVIMOS CANÇÕES INTEMPORAIS DE ZECA AFONSO, ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA, VITORINO, E OUTROS NOMES ICÓNICOS QUE PERTENCEM À CULTURA MUSICAL PORTUGUESA E DA CANÇÃO DE INTERVENÇÃO. NA SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA ENCONTRAMOS O CALOR DA BOSSA NOVA E DO CHORO NUMA FUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM OS RITMOS INEBRIANTES AFRO-BRASILEIROS. COM MÚSICAS E POEMAS DE TOM JOBIM E CHICO BUARQUE, VULTOS INCONTORNÁVEIS DO PANORAMA MUSICAL BRASILEIRO OU MPB.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

04 DE SETEMBRO – TRULE MARIONETAS 
ROBERTOS TRADICIONAIS: MANUEL DIAS
VIOLA CAMPANIÇA: ANTÓNIO BEXIGA
VIOLA: NUNO DO Ó

18 DE SETEMBRO – QUINTETO DE METAIS ALENTEJANO E GRUPO CORAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ 
TROMPETES: JOÃO CARLOS ARAÚJO E HÉLIO RAMALHO
TROMBONE: FLÁVIO BOLRÃO
TROMPA: RUI RÚBIO
TUBA: JOÃO RASTEIRO
DIREÇÃO DO GRUPO CORAL: PEDRO MESTRE

19 DE SETEMBRO – AL’MARAFADO: 
VOZ: JOANA GODINHO
OBOÉ: DANIELA PINHEL
CONTRABAIXO: BRUNO MARTINS
PERCUSSÃO: VASCO RAMALHO


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

04 DE SETEMBRO ÀS 21H30 EM REGUENGOS DE MONSARAZ, AUDITÓRIO MUNICIPAL

18 DE SETEMBRO ÀS 21H30 EM REGUENGOS DE MONSARAZ, AUDITÓRIO MUNICIPAL

19 DE SETEMBRO ÀS 18H30 EM CUMEADA (REGUENGOS DE MONSARAZ), CENTRO CULTURAL CUMEADENSE.


BILHETEIRA

ENTRADA LIVRE


MAIS INFORMAÇÕES

artesempalco.com
www.facebook.com/artesempalco
www.instagram.com/artesempalco