"Música Nova para Instrumentos Antigos" / Borealis Ensemble, 2 e 3 outubro, Vila Nova de Gaia e Vila Real

Foto: Fernando Pendão
SINOPSE
O que distingue instrumentos históricos de instrumentos atuais? Será que o repertório a tocar em instrumentos históricos se deverá limitar às obras que foram criadas na respetiva época, e aos compositores que viveram na altura em que esses instrumentos existiram?
O projeto Música Nova para Instrumentos Antigos, do Borealis Ensemble (António Carrilho em flautas de bisel, e Helena Marinho em pianoforte), demonstra como podemos reinventar e desconstruir noções comuns acerca das limitações organológicas de alguns instrumentos através do confronto entre repertório histórico e criações dos nossos dias. O programa deste concerto propõe precisamente um diálogo entre obras dos séculos XVIII e XIX com obras recentes de compositores portugueses (António Chagas Rosa, Vasco Negreiros, Sara Carvalho, Eurico Carrapatoso, Daniel Schvetz), várias das quais compostas expressamente para Helena Marinho e António Carrilho. Os instrumentos utilizados neste concerto incluem uma cópia de um pianoforte vienense de início do séc. XIX e vários tipos de flautas de bisel, incluindo cópias de modelos históricos e modelos de design contemporâneo.
Esta ideia foi distinguida e selecionada para apoio pela Direção-Geral das Artes e parte do repertório integra os dois CDs do Borealis Ensemble, Música Nova para Instrumentos Antigos I e Música Nova para Instrumentos Antigos II.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
António Carrilho (flautas de bisel) e Helena Marinho (pianoforte)
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
2 outubro, 19h, Armazém 22, Vila Nova de Gaia
3 outubro, 18h, Casa de Mateus, Vila Real
BILHETEIRA
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
MAIS INFORMAÇÕES
www.facebook.com/Borealis.Ensemble