"Sementes de Outono", pelo Projeto Cardo, 26 novembro, Miranda do Douro

Cinco associações culturais de cinco concelhos da zona norte juntam-se para um espetáculo colaborativo e multidisciplinar, com direção de Projecto Cardo. A iniciativa, apoiada pela Direção-Geral das Artes, envolve cerca de 100 pessoas e quatro apresentações em quatro concelhos diferentes, entre 26 de novembro e 8 de dezembro, com entrada livre.
Sementes de Outono "é o resultado de uma reflexão coletiva sobre o que esta estação representa (ou deveria representar) no nosso ciclo natural. É um espetáculo colaborativo e multidisciplinar, criado e interpretado por cerca de 100 pessoas entre professores e alunos da Associação Cultural Tirsense, Buscapólos, Associação Cultural, Cardo-Amarelo Escola de Música Tradicional, Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Lérias, Associação Cultural. Já fomos um, outrora. Homem – Natureza, numa relação tão próxima, tão íntima, como uma mão a enterrar- se na terra acabada de molhar. Precisamos voltar a sentir, sentir a TERRA-MÃE que nos alimenta, a TERRA- CASA que nos abriga. Sentir o doce canto dos nossos avós. Sentir que nada somos, se estamos sós. Voltar à terra é preciso. Urge. Porque senão, a casa deixa de proteger e a fome ganha força. Fecha-se o ciclo para nunca mais começar…". (Projecto Cardo)
DATAS E LOCAIS DE APRESENTAÇÃO
26 de novembro, 21h00 - Auditório da Caramonico, Associação Cultural (Palaçoulo, Miranda do Douro) 01 de Dezembro, 18h30 - Auditório Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde)
04 de dezembro, 18h30 - Fábrica de Santo Thyrso (Santo Tirso)
08 de dezembro, 18h30 - Praça da República (Cabeceiras de Basto)
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção e Produção - Projecto Cardo Direção Artística - Carmina Repas Gonçalves Encenação - Roberto Moreira (CTCMCB)
Cenografia - Joana Veloso (CTCMCB) e Pedro Almeida (Lérias) Figurinos - Joana Veloso
Design gráfico - Pedro Almeida
Desenho e operação de luz - Ângela Braga Técnico de som - Ricardo Torres e Daniel Santos
Criadores/Intérpretes - Amadeu Soares (Lérias) Antony Fernandes (Associação Cultural Tirsense), Daniela Leite Castro (Cardo-Amarelo), Joana Lopes (Lérias), Ricardo Santos (Buscapólos)
Participantes - alunos da Associação Cultural Tirsense, Buscapólos Associação Cultural, Cardo-Amarelo Escola de Música Tradicional, CTCMCB e Lérias Associação Cultural.
Apoios - Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Vila do Conde, Câmara Municipal de Santo Tirso, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
O Projecto Cardo é uma associação que tem como principal objetivo intervir artística e pedagogicamente na sociedade atual através da música, focando grande parte do seu trabalho na preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa. Nasceu da vontade e da necessidade de criar uma equipa com o perfil, a sensibilidade e a generosidade necessárias ao trabalho de escutar, observar e aprender diretamente com a população e, por fim, transformar essa informação em objeto artístico ou em material pedagógico. A matéria prima do trabalho do Projecto Cardo é, assim, o saber de cada indivíduo com que se cruza e de cada comunidade com que se envolve.
O Projecto Cardo funciona sob a direção de Carmina Repas Gonçalves e Antony Fernandes, fundadores do Ensemble Cardo-Roxo e da Cardo-Amarelo – Escola de Música Tradicional, contando com uma equipa muito interessante e completa, que torna possível a realização dos mais variados projetos, de forma especializada. A equipa do Projecto Cardo trabalha diariamente para uma maior valorização da música, sensibilizando, envolvendo e ensinando. A música tradicional é uma expressão musical privilegiada na realização das diferentes ações do projeto, uma vez que esteticamente é unificadora. A identificação e o reconhecimento do repertório são muito importantes para a integração multigeracional, para a utilização da língua e das suas expressões mais antigas, para a exploração e atualização da herança cultural.