"Made in Osvaldo", de Sérgio Pelágio, 28 janeiro, Casa Fernando Pessoa, Lisboa

© Carlos Bartolo
"Made in Osvaldo" - a nova História Magnética da Produções Real Pelágio - Associação Cultural - é dedicada à "maravilhosa arte de brincar". Este conto original de Sérgio Pelágio chega no dia 28 de janeiro de 2023 à Casa Fernando Pessoa, Lisboa.
"Made in Osvaldo é a 8.ª História Magnética, a segunda a partir de um texto original de Sérgio Pelágio. Vem juntar-se ao repertório deste projeto para a infância criado pelo músico já lá vai uma década, e é inspirada no documentário "Com quase nada" de Carlos Barroco e Margarida Cardoso ( 2001), um retrato sobre a maravilhosa inventiva das crianças de várias ilhas de Cabo Verde aplicada à construção de carrinhos de rolamentos que alimentam brincadeiras geração após geração. Made in Osvaldo conta-nos a história de Osvaldo, uma criança cabo-verdiana que, com recursos mínimos, constrói brinquedos magníficos a partir do que recolhe no lixo e que rivalizam com os que existem à venda nas lojas. À volta dos carros de lata que saem da sua oficina, nasce um mundo de brincar que envolve toda a comunidade e é levado muito a sério. Mas esta tradição vê-se ameaçada pela chegada de uma empresa multinacional que quer patentear com o seu nome as criações destas crianças.
Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio que consiste na composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contadaconcerto para guitarra elétrica e voz, seguida de uma conversa-oficina de expressões orientada com o público participante. O projeto surgiu em 2009 e desde essa data as Histórias Magnéticas têm sido frequentemente apresentadas em diversas localidades, sobretudo em Portugal, mas também no estrangeiro, sempre com o apoio do Instituto Camões, respetivamente em Espanha (2 apresentações), Timor (11 apresentações), Cabo Verde (5 apresentações), Macau (7 apresentações) e França (1 apresentação). A concepção do projeto, com uma forte componente pedagógica, assenta numa articulação trabalhada ao compasso entre a música, a narração e a gestualidade e dota-o de características únicas que permitem ultrapassar todas as barreiras da língua que possam surgir e que são definitivamente eliminadas nos ateliers que sucedem as histórias. Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão interpretam ao vivo breves histórias acompanhadas por bandas-sonoras originais, recriando os ambientes
dos textos de partida e construindo – em tempo real e em conjunto com o público – novos significados para as situações narradas. Através da música, da sugestão e da imagem, as crianças são estimuladas a entrar no mundo das histórias contadas e das suas personagens, desdobrando criativamente as cenas que ouvem. Articulada com a interpretação das histórias-concerto, Histórias Magnéticas prevê a realização de conversas-oficinas, com o objetivo de trabalhar de uma forma dinâmica, plástica e aberta o material apresentado, levando assim ao aprofundamento da relação das crianças com os universos criados e incentivando a sua participação. O espetáculo tem a duração aproximada de 20 minutos, ao qual se segue o atelier que deverá durar uma hora, com actividades literárias, musicais e plásticas".
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Sérgio Pelágio :: texto original, composição, direção e guitarra elétrica
Isabel Gaivão :: interpretação
Revisão: Susana Ribeiro Martins, Ariana Furtado e Simone Longo de Andrade
Direção de Produção: Sofia Afonso
Produção Executiva: Rodolfo Freitas
Comunicação: Susana Ribeiro Martins
Design Gráfico: Carlos Bártolo
BILHETEIRA
https://casa-fernando-pessoa.byblueticket.pt/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
A Produções Real Pelágio - Associação Cultural é apoiada pela DGARTES.