Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas, no Teatro Sá da Bandeira a 23 de junho

© Estelle Valente | Teatro São Luiz
Nesta digressão de 2024 de Um Museu Vivo, acompanhamos de perto as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, tal como o fizemos há 10 anos atrás. Observamos, analisamos, dissecamos, refletimos.
A memória não está fechada. A sua natureza é a de uma construção permanente. O significado de um dado acontecimento históricos torna-se, por isso, campo de batalha das subjetividades várias, ideologias e interpretações que se jogam nas diferentes tentativas de inscrever no espaço público uma versão ‘definitiva’ sobre um determinado acontecimento. 50 anos é uma fração de segundo na história do planeta e, na história de um país, é também um tempo reduzido. Mas permite-nos, a esta distância e com alguns dos agentes e sujeitos dessa história ainda vivos, perceber como foram vividos esses tempos que ainda hoje nos formam e condicionam no nosso presente e nos permitem construir futuros.
Este espetáculo é sobre isso.
Tal como a memória não é estática, também este trabalho vive desta relação próxima com a forma como a inscrição da História no espaço público, os usos públicos da memória e as políticas da memória vão evoluindo e nos vão fazendo evoluir na nossa apreensão e interpretação dos acontecimentos que o espetáculo aborda.
Este é um museu vivo e como entidade viva que é, abre-se a novos materiais, novas histórias e a novos olhares poéticos que nos permitam construir presentes e passados com base nos passados que aqui se contam.
Joana Craveiro/ Teatro do Vestido
Locais, datas e horários de apresentação:
23 de Junho às 16h00, Teatro Sá da Bandeira
Duração 6h aprox. (com refeição incluída)
Ficha artística e técnica:
Investigação, texto, direção e interpretação Joana Craveiro
Colaboração criativa e assistência Rosinda Costa (na versão de 2014-16) e Tânia Guerreiro
Figurinos Ainhoa Vidal
Desenho de luz e adaptação técnica João Cachulo
Montagens e operação de luz Cristóvão Cunha
Operação de som Igor de Brito
Operação de vídeo Henrique Antunes
Direção de produção Alaíde Costa
Apoio Estêvão Antunes
Apoio técnico FXRoadlights
Co-produção Teatro do Vestido, Negócio / ZDB, São Luíz Teatro Municipal
Apoios Citemor - Festival de Montemor-o- Velho, Alkantara, Abril é Agora
Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas estreou-se em 2014, no contexto da Tese de Doutoramento de Joana Craveiro. A realização da tese contou com o apoio de República Portuguesa – Ciência e Tecnologia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, UE – Fundo Social Europeu.
BILHETEIRA:
5€ (Preço Único)
Bilheteira da responsabilidade do Teatro Sá da Bandeira - Santarém
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
M/16
ACESSIBILIDADE:
O Teatro Sá da Bandeira - dispõe de lugares para pessoas com mobilidade reduzida.