Chapitô recebe 2.ª Mostra de Teatro do Brasil, 31 outubro a 23 novembro, Lisboa

Circo
Chapitô recebe 2.ª Mostra de Teatro do Brasil, 31 outubro a 23 novembro, Lisboa

A Mostra de Teatro do Brasil no Chapitô apresenta a sua segunda edição de 31 de outubro a 23 de novembro de 2025, no espaço do Chapitô, em Lisboa. Com uma programação diversificada, a segunda edição da mostra que celebrará o teatro brasileiro num ambiente artístico carismático, contará com 4 espetáculos teatrais num total de 12 apresentações, reunindo mais de 20 artistas e técnicos brasileiros. Com bilhetes a 12 EUROS, o festival promove o acesso à rica herança cultural da língua portuguesa. 


FICHA TÉCNICA

Curadoria: Bruno Mariozz 
Direção Geral: Bruno Mariozz, Marta Vieira e Ricardo Rocha.
Comunicação e Programação Visual: Rafael Prevot
Produção Técnica: Cadu Pacheco
Assistente de produção: Marilene Ribeiro
Coordenação Financeira: Ingryd Cardozo
Realização:  Palavra Z Produções Culturais e Chapitô


PROGRAMA

“MÃE PRETA”
DE 31 DE OUTUBRO A 2 DE NOVEMBRO
Sexta e Sábado às 21h; Domingo às 17h
O espetáculo inédito destaca a jornada de uma mulher negra que, ao superar grandes perdas, reconstrói sua vida, reafirma sua independência e se fortalece como pilar de sua comunidade. A peça tratará do retorno de "Helena" ao seu lar. Mulher empreendedora, independente e muito consciente de sua capacidade de atuar na comunidade, cuidando dos filhos e suprindo as necessidades econômicas dos seus, junto com sua mãe e filha.  
Classificação: 12 anos.


“MEUS CABELOS DE BAOBÁ”
DE 7 A 9 DE NOVEMBRO
Sexta e Sábado às 21h; Domingo às 17h
Sinopse: Inspirada no caráter cíclico das mitologias africanas, a história se desenvolve em torno de Dandaluanda. Ao se deparar com episódios nefrálgicos na infância, a menina fantasia um diálogo com o Baobá e é correspondida. A magia que emana da árvore de origem africana, invade a cena e faz com que a mulher Dandaluanda, também alimentada pela sua ancestralidade, valorize sua identidade negra e se tornar rainha. A árvore milenar de galhos fortes e compridos, a referência de suas ancestrais femininas, ensinou-lhes valores africanos e despertou para uma nova vida. Primeiro, como menina; em seguida como mulher e finalmente como rainha.
Classificação: 12 anos.


“AQUELE FILME ANTES DA PARTIDA”
DE 14 A 16 DE NOVEMBRO
Sexta e Sábado às 21h; Domingo às 17h
Sinopse: Neste monólogo, somos transportados para uma cidade interiorana onde os olhares são atentos e os segredos são difíceis de guardar. Josué, um militar, e Caleb, um carteiro, se encontram na guarita de um quartel por acaso, e a partir desse encontro, constroem uma relação íntima guiada pelo afeto e pelo silêncio. Uma história que nos faz refletir sobre as complexidades humanas e as conexões que estabelecemos uns com os outros. O espetáculo recebeu prêmios de Melhor Ator e Melhor Texto no FESTU 2019.
Classificação: 14 anos.


“OS BRUZUNDANGAS”
22 DE NOVEMBRO
Na Tenda, às 16h
Sinopse: Primeira adaptação do texto de Lima Barreto de mesmo título para o teatro, esta comédia satírica musical é encenada por quatro atores que cantam, dançam e interpretam suas aventuras no país da Bruzundanga. As palavras de Lima Barreto ganham o palco embaladas por músicas e melodias originais e tipicamente brasileiras, como o samba, o chorinho e o sertanejo, em montagem inspirada no teatro de revista. A dramaturgia se desenvolve a partir da visão do narrador central do livro, que nos revela, sempre com humor e ironia, impressões sobre aquele país de cem anos atrás. 
Classificação: 12 anos.


“DIABÓLICA VINGANÇA”
DE 21 A 23 DE NOVEMBRO
Sexta e Sábado às 21h; Domingo às 17h
Sinopse: Entrelaça dois contos de Nelson Rodrigues  “A Mão Esquerda” e “Vingança”, revelando um mosaico de paixões obsessivas, segredos íntimos e destinos trágicos comuns a qualquer ser humano. No conto inédito “Vingança”, Dinorá, uma mulher aprisionada em um casamento gelado e sem afeto, encontra, no leito de morte, a oportunidade de ferir o marido com uma revelação irreversível. Em “A Mão Esquerda” Lauro, um homem atormentado por um segredo físico, após encontrar o amor, passa a se relacionar com sua namorada e descobre o significado da palavra “desprezo”. Numa tensão crescente, que mistura vergonha, desejo e ameaça, acaba por se vingar através de um desfecho macabro. Renato Carrera costura esses dois universos em uma encenação que preserva o humor ácido, a inquietação psicológica e o lirismo cruel de Nelson Rodrigues. O espetáculo conduz o público a um mergulho nas zonas mais sombrias do afeto humano, onde o amor e o ódio se confundem, e a tragédia se revela inevitável.
Classificação indicativa: 12 anos.

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes