"African Hair Cuts" dos #MAKAlisboa, até 30 setembro, Espaço Pontes, Fundão

Artes visuais
"African Hair Cuts" dos #MAKAlisboa, até 30 setembro, Espaço Pontes, Fundão

Apresentada pel'O Espaço Pontes em parceria com a Appleton - Associação Cultural, "African Hair Cuts" dos #MAKAlisboa (Francisco Vidal + Namalimba Coelho) integra uma série de obras apresentada em Paris, em 2019, por ocasião da exposição do pintor Francisco Vidal na AKAA - Also Known As Africa - Feira dedicada à arte contemporânea africana, sob o conceito "Paisagens Contemporâneas", com curadoria de Namalimba Coelho.

A mostra está patente até 30 de setembro no Espaço Pontes, Fundão.


African Hair Cuts

"Se a linha traça o limite entre duas paisagens, na composição do desenho e na demarcação de um território, como podem as disciplinas artísticas desafiar as fronteiras desse horizonte de reflexão e de expressão, para mapear novas narrativas e perspetivas, contemporâneas, humanas, sociais, urbanas e culturais?

As catanas como suporte destas pinturas referem-se às ferramentas do trabalho agrícola mas, também, aos instrumentos das lutas dos movimentos de libertação africanos. Os retratos que nelas se inscrevem convocam exercícios de alteridade, históricos e estéticos, enquanto sujeito e território de criação em movimento, a fim de reivindicar uma contemporaneidade que desafie as fronteiras do tempo, do espaço e do pensamento, usando linhas, formas e cores para traçar horizontes mais humanistas, plurais, inclusivos e representativos das narrativas reais e diversas que nos definem. É em torno desta dialética, ética e estética, destacando o suporte, o desenho e a pintura como ferramentas para materializar um discurso crítico, enquanto palavra e matéria, que esta coreografia de gestos e traços propõe desafiar as linhas cristalizadas que delimitam os territórios de reflexão e de expressão das paisagens contemporâneas, humanas, sociais, urbanas e culturais, que nos mapeiam em 2021.

Dois retratos em exposição, que convidam a uma conversa visual que dá corpo e voz aos conceitos que estão na origem do projeto #MAKAlisboa, uma iniciativa em co-autoria de Francisco Vidal e Namalimba Coelho. Maka, em Kimbundu, refere-se a uma conversa que suscita questões, uma discussão com fim instrutivo, e é neste sentido que o M de #MAKA pode ganhar forma de Momento x Movimento x Manifesto x Memória x Museu, etc., com o intuito de propor uma conversa visual, humanista e social, enquanto espaço simbólico de expressão e de reflexão, ético e estético, que usa as artes e a palavra como armas poéticas para desafiar as fronteiras do pensamento contemporâneo, descolonizar mentalidades, e abordar temáticas relacionadas com os direitos humanos. #MAKAlisboa é dedicado a todas vítimas de injustiça e opressão, a todos os lutadores pela liberdade, igualdade, representatividade e verdade".


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

27 de julho a 30 de setembro de 2021
Espaço Pontes
Fundão


MAIS INFORMAÇÕES

www.ars-id.org

 

 

 


Este projeto é apoiado pela DGARTES.