Festival Música Contemporânea Évora 2021, 15 a 17 outubro

Música
Festival Música Contemporânea Évora 2021, 15 a 17 outubro

Quatro concertos, um espetáculo de teatro musical comunitário, uma residência artística e vários momentos musicais pela cidade vão marcar o programa do Festival de Música Contemporânea de Évora, entre os dias 15 e 17 de outubro, numa organização conjunta do Festival DME (Dias de Música Electroacústica) e da Escola de Artes da Universidade de Évora, com a participação de cerca de duas dezenas de músicos.

A abertura do festival, pelo Grupo de Música Contemporânea da Guarda O Síntese — um dos ensembles portugueses mais ativamente dedicado à "interpretação de música dos nossos dias" — será um dos pontos altos do programa.

O espetáculo de teatro musical "Bartolomeu, o voador" destaca-se, também, pelo envolvimento com a comunidade local. Trata-se de uma homenagem a Bartolomeu de Gusmão e José Saramago, da autoria do compositor Jaime Reis e envolve um coro comunitário com elementos do Coral de Évora e do Coro da Universidade de Évora. A direção musical está a cargo do Maestro Pedro Nascimento e a encenação é de Paulo Alves Pereira. 

O Ensemble DME, que tem dedicado o seu trabalho à interpretação da música erudita contemporânea, irá interpretar uma obra seminal da corrente Espectralista, da autoria de Gérard Grisey — Vortex Temporum, e ainda uma estreia absoluta do compositor Amílcar Vasques-Dias.

O programa conta ainda com um concerto dedicado a jovem compositor com uma ligação especial à cidade de Évora, Pedro Latas, atualmente a realizar os seus estudos em Haia (Holanda).

O festival encerra com o concerto do Quarteto Diotima, um dos mais conceituados quartetos de cordas da atualidade. O seu repertório abrange música desde o século XIX até aos dias de hoje, tendo trabalhado diretamente com alguns dos compositores mais marcantes da segunda metade do século XX, como Pierre Boulez e Helmut Lachenmann. 

A organização do festival destaca, ainda, uma estreia absoluta de Luis Naón, professor no Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, para quarteto de cordas e eletrónica, "obra que requer um sistema imersivo de difusão de som, constituído por dezasseis colunas à volta da audiência".


MAIS INFORMAÇÕES

www.festival-dme.org