“Esquina Noroeste”, Residência Artística (Binaural), 1 a 10 novembro, Vouzela

Cruzamento disciplinar
“Esquina Noroeste”, Residência Artística (Binaural), 1 a 10 novembro, Vouzela

ESQUINA NOROESTE

Residência Artística

Com: Binaural Nodar (Portugal), Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento (Galiza), La Xata La Rifa (Astúrias) e Somospeces (Alfredo Escapa Presa) (León).
Parceria: Município de Vouzela
 


Lá longe no tempo milenar, o território do noroeste da península ibérica conformou algo próximo de uma unidade territorial e cultural. Este facto seria praticamente irrelevante, se não confirmássemos ainda hoje um tecido de vínculos entre o Portugal a norte do rio Mondego, a Galiza, a Astúrias e Leão, os quais são bem evidentes nos contextos rurais. Tipos de cultivos e de criação de gado, instrumentos, arquitetura vernacular, palavras, formas de organização comunitária, etc. etc. dão corpo a sensações evidentes de familiaridade (mas nós também fazemos ou dizemos isto ou aquilo!).

Quatro coletivos artísticos do noroeste da Península Ibérica, Binaural Nodar (Portugal), Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento (Galiza), La Xata la Rifa (Astúrias) e Somospeces (León), que trilham um caminho comum, nalguns casos com quinze anos de cumplicidade, juntar-se-ão entre 1 e 10 de novembro, na vila portuguesa de Vouzela, para uma residência artística em que partilharão com os demais coletivos aspetos dos respetivos territórios e das formas artísticas que têm desenvolvido (poesia, dança, música, performance, arte sonora, vídeo, etc.), com o objetivo de criar alguns resultados que possam representar uma certa ideia de ser-em-comum e, quem sabe, de um manifesto em defesa da cultura contemporânea em contexto rural que resiste na equina noroeste de uma península tão extensa quanto diversa.

Binaural Nodar é uma associação cultural que atua em regiões rurais do norte e centro de Portugal nas áreas da arte sonora, da criação multimédia, da documentação etnográfica audiovisual, da educação sonora, da criação para rádio e da edição de publicações (online, livros, CD, DVD). A Binaural Nodar acolhe ainda, desde 2006, um programa de residências artísticas em contexto rural, desenvolve uma programação cultural contemporânea em vários municípios da região portuguesa de Viseu Dão Lafões e gere um arquivo digital rural com mais de um milhar de documentos sonoros e vídeo.

La Xata la Rifa é um laboratório cénico asturiano, coordenado pela coreógrafa Mónica Cofiño, que investiga outras formas de apresentação, apela a novos circuitos e tempos artísticos, questiona o olhar do espectador e responde a outros mecanismos de financiamento. Organiza o Festival La Xata e já levou os seus espetáculos a localidades dos Estados Unidos, Cuba, Costa Rica, França e Espanha. Criou a Plataforma para Artistas Flutuantes e vive do desejo de entrelaçar o desenvolvimento rural e as artes performativas com tradição, paixão e inovação.

A Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento é um coletivo do nordeste da Galiza dirigido pela poetisa, performer e produtora cultural Marina Oural e pela psicóloga, cantora, escritora e compositora Ugia Pedreira, as quais, junto com outras cumplicidades, accionam contextos de arte e saúde em contexto rural tais como o desenvolvimento de novas criações artísticas com temáticas simultaneamente locais e contemporâneas (como foi o caso de Juana_Inspiracións que venceu o

Prémio Luisa Villalta de Projetos Culturais pela Igualdade da Provincia da Corunha), oficinas-ensaios (como Incluisones18: Arte e diversidade), conversas criativas e outros formatos compartidos. somospeces é um coletivo da província de León fundado por Alfredo Escapa e Marta Alaiz e que atua na área das artes performativas colocando em articulação atores, performers, pedagogos, pensadores e criadores. Formados enquanto atores clássicos, nos seus estudos no Centro Coreográfico de León e posteriormente nos trabalhos com Nilo Gallego e Oskar Gómez Mata, o trabalho que desenvolvem atualmente transita entre a pesquisa sobre relações públicas, a ação, o empoderamento e o comum, aspetos colocados em prática através de formatos variados (e híbridos) entre conferências, ateliês comunitários, espetáculos, leituras partilhadas, acolhimento artístico, etc.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística: Luís Costa, Marina Oural, Alfredo Escapa e Mónica Cofiño
Com: Binaural Nodar, Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento, La Xata la Rifa e somospeces
Produção e documentação audiovisual: Liliana Silva


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

1 a 10 de novembro de 2021
Lafões Cult Lab
Rua do Seixo, nº5, Vouzela


MAIS INFORMAÇÕES

www.binauralmedia.org

 


A Binaural – Associação Cultural de Nodar é apoiada pela DGARTES.