"Simulacro" de Margarida Montenÿ e Carminda Soares [Ensaio Aberto] / Colecção B, 6 novembro, Évora

Dança
"Simulacro" de Margarida Montenÿ e Carminda Soares [Ensaio Aberto] / Colecção B, 6 novembro, Évora

"Simulacro" é um exercício coreográfico que pretende reduzir os corpos a meros lugares de escuta e
ressonância.

Em cena dois corpos reproduzem e repetem um conjunto de gestos duracionais num jogo de intimidade, resistência, e exaustão. Esta repetição não é mais do que instrumento para pensar o gesto como matéria num permanente processo de transformação e consequente desgaste.

"Simulacro" parte de um conjunto de ações e gestos presentes no quotidiano das duas intérpretes, atravessado também por fragmentos de memórias partilhadas, um exercício de observação da transformação lenta dos corpos e dos seus estados.

Este é um também exercício que propõe a construção de um espaço intermédio entre o público e privado.

A peça constrói-se em volta de um ambiente de intimidade, convidando o público a imergir nele. A imersão é intensificada através do uso de headphones por parte dos espectadores, o que permite uma escuta mais atenta da composição sonora de Antonio Marotta (músico do projeto) e que torna igualmente a experiência ainda mais intimista e "individual". Em simultâneo "Simulacro" destina-se a espaços não convencionais ou espaço público, ativando assim um conflito entre público e privado, intimidade e coletivo.

O projeto situa-se dentro do campo das artes performativas, trabalhando a intersecção entre o circo e a dança, propondo um diálogo transdisciplinar. Este encontro entre Margarida Montenÿ e Carminda Soares é também uma forma de pensar a interação, relação e posição de dois corpos diferentes e vindos de contextos artísticos e práticas de trabalho distintos – a dança e o circo - no mesmo espaço e tempo, procurando momentos de associação e conflito. Pretendemos, igualmente, valorizar e promover práticas de reflexão e contaminação entre as diferentes disciplinas artísticas, certas que a pluralidade e heterogeneidade abrem novas possibilidades e caminhos no universo das artes atual.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Conceção e Interpretação: Margarida Montenÿ e Carminda Soares
Composição musical: Antonio Marotta
Coprodução: Teatro Municipal do Porto/ Instável - Centro Coreográfico
Apoio à criação: FICHA TRIPLA | PRODUÇÃO D'FUSÃO
Apoio à residência: Circolando, CRL - Central Elétrica; Colecção B; Campus Paulo Cunha e Silva; Casa Municipal da Cultura de Seia; Centro Cultural do Cartaxo; TUP -Teatro Universitário do Porto
Apoios financeiros: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes 
Outros apoios : Sicor S.A
Duração: 40 minutos


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

[Ensaio Aberto]
6 de novembro de 2021, às 19h 
Antigos Celeiros da EPAC 
Évora

[Estreia] 
Estreia prevista para fevereiro de 2022 
Teatro das Figuras
Faro


BILHETEIRA

Reservas: prodcolb@gmail.com
Entrada livre.


MAIS INFORMAÇÕES

www.coleccaob.pt/simulacro