Bienal de São Paulo [Artes | Brasil]

Alicia Barney
1952, CALI, COLÔMBIA. VIVE EM BOGOTÁ, COLÔMBIA
Bienal de São Paulo
_
Última edicão: 32ª Bienal de São Paulo (2016)
Tema: Incerteza viva
Datas: 7 de setembro a 11 de dezembro de 2016
Local: Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil
_
Curador: Jochen Volz
Cocuradores: Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofía Olascoaga
_
Contacto:
Fundação Bienal de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Ibirapuera, São Paulo - SP
04094-000, Brasil
_
Site oficial:
www.bienal.org.br
_
Sobre a Bienal:
Sob o título 'Incerteza viva' [Live Uncertainty], a 32ª Bienal de São Paulo refletiu sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição decorreu de 10 de setembro a 12 de dezembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, reunindo aproximadamente 90 artistas e coletivos. A mostra terminou com mais de 900 mil visitantes, tendo sido a mais visitada desde a 26.ª edicão, em 2004.
Dando continuidade ao programa de itinerâncias realizado desde a 29.ª Bienal, 'Incerteza viva' será exibida em pelo menos 12 cidades brasileiras em 2017. As exposições serão realizadas em conjunto com instituições parceiras em cada cidade. Itinerâncias internacionais estão também já confirmadas na Colômbia, no Chile e em Portugal.
_
Sobre a participação de Portugal:
Portugal participou com os artistas Carla Filipe, Gabriel Abrantes, Grada Kilomba, Lourdes Castro e Priscila Fernandes. Paralelamente às obras destes artistas, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo apresentou uma mostra de arte portuguesa "O Futuro Será uma Réplica", na sala Fernando Pessoa e Jardins do Consulado. Integrada na programação oficial da Bienal de São Paulo, esta mostra teve como objetivo destacar o percurso dos cinco artistas portugueses selecionados e incluiu uma exposição, a exibições de filmes, conversas e performances, bem como a edição de um livro de artista, o qual contou com o apoio da DGARTES.
[Última atualização: 2016]
