"Sementes de Outono", pelo Projeto Cardo, 26 novembro, Miranda do Douro

Cruzamento disciplinar
"Sementes de Outono", pelo Projeto Cardo, 26 novembro, Miranda do Douro

Cinco associações culturais de cinco concelhos da zona norte juntam-se para um espetáculo colaborativo e multidisciplinar, com direção de Projecto Cardo. A iniciativa, apoiada pela Direção-Geral das Artes, envolve cerca de 100 pessoas e quatro apresentações em quatro concelhos diferentes, entre 26 de novembro e 8 de dezembro, com entrada livre.


Sementes de Outono "é o resultado de uma reflexão coletiva sobre o que esta estação representa (ou deveria representar) no nosso ciclo natural. É um espetáculo colaborativo e multidisciplinar, criado e interpretado por cerca de 100 pessoas entre professores e alunos da Associação Cultural Tirsense, Buscapólos, Associação Cultural, Cardo-Amarelo Escola de Música Tradicional, Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Lérias, Associação Cultural. Já fomos um, outrora. Homem – Natureza, numa relação tão próxima, tão íntima, como uma mão a enterrar- se na terra acabada de molhar. Precisamos voltar a sentir, sentir a TERRA-MÃE que nos alimenta, a TERRA- CASA que nos abriga. Sentir o doce canto dos nossos avós. Sentir que nada somos, se estamos sós. Voltar à terra é preciso. Urge. Porque senão, a casa deixa de proteger e a fome ganha força. Fecha-se o ciclo para nunca mais começar…". (Projecto Cardo)


DATAS E LOCAIS DE APRESENTAÇÃO

26 de novembro, 21h00 - Auditório da Caramonico, Associação Cultural (Palaçoulo, Miranda do Douro) 01 de Dezembro, 18h30 - Auditório Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde)
04 de dezembro, 18h30 - Fábrica de Santo Thyrso (Santo Tirso)
08 de dezembro, 18h30 - Praça da República (Cabeceiras de Basto) 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção e Produção - Projecto Cardo Direção Artística - Carmina Repas Gonçalves Encenação - Roberto Moreira (CTCMCB)
Cenografia - Joana Veloso (CTCMCB) e Pedro Almeida (Lérias) Figurinos - Joana Veloso
Design gráfico - Pedro Almeida
Desenho e operação de luz - Ângela Braga Técnico de som - Ricardo Torres e Daniel Santos
Criadores/Intérpretes - Amadeu Soares (Lérias) Antony Fernandes (Associação Cultural Tirsense), Daniela Leite Castro (Cardo-Amarelo), Joana Lopes (Lérias), Ricardo Santos (Buscapólos)
Participantes - alunos da Associação Cultural Tirsense, Buscapólos Associação Cultural, Cardo-Amarelo Escola de Música Tradicional, CTCMCB e Lérias Associação Cultural.
Apoios - Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Vila do Conde, Câmara Municipal de Santo Tirso, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto


O Projecto Cardo é uma associação que tem como principal objetivo intervir artística e pedagogicamente na sociedade atual através da música, focando grande parte do seu trabalho na preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa. Nasceu da vontade e da necessidade de criar uma equipa com o perfil, a sensibilidade e a generosidade necessárias ao trabalho de escutar, observar e aprender diretamente com a população e, por fim, transformar essa informação em objeto artístico ou em material pedagógico. A matéria prima do trabalho do Projecto Cardo é, assim, o saber de cada indivíduo com que se cruza e de cada comunidade com que se envolve.

O Projecto Cardo funciona sob a direção de Carmina Repas Gonçalves e Antony Fernandes, fundadores do Ensemble Cardo-Roxo e da Cardo-Amarelo – Escola de Música Tradicional, contando com uma equipa muito interessante e completa, que torna possível a realização dos mais variados projetos, de forma especializada. A equipa do Projecto Cardo trabalha diariamente para uma maior valorização da música, sensibilizando, envolvendo e ensinando. A música tradicional é uma expressão musical privilegiada na realização das diferentes ações do projeto, uma vez que esteticamente é unificadora. A identificação e o reconhecimento do repertório são muito importantes para a integração multigeracional, para a utilização da língua e das suas expressões mais antigas, para a exploração e atualização da herança cultural.