Ciclo de Música Sem Tempo, pelo Projecto Cardo, 14 e 16 abril, Esposende e Santo Tirso

Laoise Kelly
Para o arranque da 3.ª edição do Ciclo de Música sem Tempo, o Projecto Cardo convidou Laoise Kelly, da Irlanda, considerada a mais significativa harpista da sua geração, para dois concertos de música de dança tradicional Irlandesa & melodias ancestrais para harpa, em Esposende e Santo Tirso, inseridos nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O primeiro será a 14 de abril, às 21h30 no Forte S. João Baptista em Esposende e o segundo dia 16 de abril, às 17h00 no Mosteiro de São Bento em Santo Tirso.
Para além dos concertos, Laoise Kelly irá desenvolver uma oficina de melodias ancestrais Irlandesas em Esposende dia 15 de abril às 10h30 na Sede da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e em Santo Tirso, dia 16 de abril às 10h30 na Biblioteca Municipal de Santo Tirso.
A oficina é de entrada livre mediante inscrição para cardo.comunidade@gmail.com
Criado em 2021, o Ciclo de Música Sem Tempo é um ciclo de concertos itinerante criado pelo Projecto Cardo que tem como objetivo estabelecer pontes entre músicos e público, onde além dos concertos, são promovidas oficinas, conversas ou pequenas palestras informais. Desde a primeira edição que se procura valorizar o cruzamento de linguagens, a ligação humana e o recurso à música de identidade como forma de criar um público mais atento, sensível e assíduo.
Esposende, Miranda do Douro e Santo Tirso irão receber ao longo de 2023 artistas da Turquia, Suécia, Eslovénia, Irlanda e Brasil/Portugal que também irão partilhar os seus conhecimentos e experiências com o público.
“Música intemporal que pode acontecer em qualquer momento e em qualquer parte do país com o objetivo de sensibilizar o público para a música e instrumentos tradicionais”.
O Ciclo de Música sem Tempo conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, do Município de Esposende, do Município de Santo Tirso e da Antena 2.
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
LAOISE KELLY
Laoise Kelly foi pioneira num novo estilo de execução do instrumento como se pode ouvir nos seus três aclamados discos Just Harp, Ceis e Fáilte Uí Cheallaigh. É diretora do recém criado Festival Internacional de Harpa de Achill, abrangendo o papel de diretora musical do Suites Sraith Oileán Acla, Mayo-Breton & Ireland Galicia collaborations. Laoise foi membro fundador do Bumblebees, um grupo de música tradicional, com quem gravou dois álbuns e fez longas digressões. É membro fundador de Fiddletree, um grupo dos EUA, Cape Breton e Escócia que tocam oito instrumentos feitos a partir da mesma árvore. Têm dois discos até à data. O seu último disco gravado chama-se Ar Lorg na Laochra com o gaiteiro Tiarnán Ó Duinnchinn.
Durante a sua carreira enquanto solista, gravou mais de 60 discos com artistas Irlandeses consagrados incluindo Seamus Heaney, The Chieftains, Christy Moore, Sharon Shannon, Dónal Lunny, Tommy Makem, Matt Molloy, Tommy Peoples, Mary Black, Maighread & Tríona Ní Dhomhnaill, assim como com Kate Bush e o ícone da música country/bluegrass, Tim O'Brien.