Festival de Teatro de Almada, 4 a 18 julho, Almada e Lisboa

Teatro
Festival de Teatro de Almada, 4 a 18 julho, Almada e Lisboa

Este ano, entre 4 e 18 de julho, a 40.ª edição do Festival de Teatro de Almada traz-nos vinte espetáculos de teatro, dança e novo circo (oito portugueses e doze estrangeiros).

Apresentada em Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite, Escola D. António da Costa, Fórum Romeu Correia, Incrível Almadense, Academia Almadense) e Lisboa (Centro Cultural de Belém), a programação "conta com criações dirigidas por alguns encenadores já conhecidos do Festival, como é o caso do alemão Peter Stein, ou do inglês Declan Donnellan, que abordam dois textos  da dramaturgia universal". 

"Também de regresso está a Schaubühne de Berlim, desta vez com uma encenação do suíço Milo Rau, ao passo que a Batsheva Dance Company (pela primeira vez no Festival) apresenta uma peça do seu coreógrafo residente: o israelita Ohad Naharin. Também pela primeira vez em Almada estarão os coreógrafos Martin Zim-mermann e Yoann Bourgeois (da Suíça e de França, respectivamente), assim como o colectivo francês Galactik Ensemble.Entre  as  criações  portuguesas,  focadas  na  dramaturgia  nacional  contemporânea,  contam-se  duas  estreias  —  pela Companhia de Teatro de Almada, e pelo Teatro Griot / Artistas Unidos —, bem como peças do Teatro Nacional São João, do Teatro do Vestido, da Formiga Atómica, e de Rui M. Silva.

O Teatro Experimental de Cascais apresenta o Espectáculo de Honra 2023, votado pelo público na edição anterior para regressar este ano.O Festival recebe ainda peças de criadores com raízes fora da Europa, como é o caso da encenadora e actriz libanesa Hanane Hajj Ali, e do actor e encenador francês, de origem argelina, Abdelwaheb Sefsaf. Companhias como as dos catalães Els Joglars e dos belgas Raoul Collectif, assim como o criador galego Pablo Fidalgo, são também já conhecidos do público de Almada, regressando com novas criações.Na sua 40.ª edição, o Festival de Almada homenageia o actor e encenador João Mota, fundador da Comuna – Teatro de Pesquisa.

O professor universitário italiano Franco Laera dirigirá a 10.ª edição do curso de formação O sentido dos Mestres, dedicado este ano à actividade de produção em teatro. O artista plástico Noé Sendas é o autor do cartaz do Festival.Para além das conversas com alguns dos criadores presentes em Almada, o Festival organiza um Encontro da Cerca dedicado ao tema A Inteligência Artificial e a criação artística. Todos os dias, antes dos espectáculos da noite, haverá na Esplanada da Escola D. António da Costa concertos de músicas do mundo, com entrada livre".


MAIS INFORMAÇÕES

ctalmada.pt

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes