"Estado Ativo - Ambiente" (com Fernando Aguiar), 8 fevereiro, Castelo Branco

Cruzamento disciplinar
"Estado Ativo - Ambiente" (com Fernando Aguiar), 8 fevereiro, Castelo Branco

Fernando Aguiar

A próxima sessão do ESTADO ATIVO decorre no dia 8 de fevereiro, às 18h, na Fábrica da Criatividade (Castelo Branco). O convidado desta conversa é o artista visual Fernando Aguiar, que irá "pensar, refletir e conversar" sobre AMBIENTE, DEMOCRACIA E ARTE. Promovido pela Terceira Pessoa, "Estado Ativo" é um projeto interdisciplinar de criação artística. O objetivo da iniciativa é reunir artistas, ensaístas, académicos e entidades da sociedade civil para a cocriação de objetos artísticos participativos com a comunidade, "que ampliem a reflexão de desafios estruturantes da Democracia".

O projeto arrancou a 7 de outubro de 2023 e, entre Conversas, Residências Artísticas e Mostras Públicas, desenvolve-se à volta de 6 temas - Economia, Justiça, Educação, Ambiente, Urbanismo e Sociedade -, até junho de 2024, todas as quintas-feiras das 18h às 20h, na Fábrica da Criatividade.

ESTADO ATIVO integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e culminará com uma intervenção eco-artística na aldeia abandonada de Azinheira, Castelo Branco, a 22 de junho de 2024.


FERNANDO AGUIAR

Nasceu em Lisboa (1956). Publicou 40 livros de poesia, performance, infantis e antologias de poesia visual em Portugal, Espanha, Alemanha, Brasil, Itália, Irlanda, Canadá, U.S.A., Inglaterra e na Suécia. Realizou 48 exposições individuais em Portugal, Hungria, México, Itália, Espanha, Emiratos Árabes Unidos, Cuba, Brasil, e participou em inúmeras exposições coletivas em cerca de 40 países.
Desde 1983, apresentou mais de 240 intervenções e performances poéticas em 124 Festivais Internacionais, em Museus e Galerias em 25 países, nomeadamente no Centre Georges Pompidou (Paris), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Casa de Serralves (Porto), Tokyo Metropolitan Art Space (Tóquio), Mexic-Arte Museum (Austin, Texas), Musée D’Art Contemporain (Marselha), Museo Vostell Malpartida (Malpartida de Cáceres), Círculo de Bellas Artes (Madrid), IVAM – Institut Valencià d’Art Modern (Valencia), Beijing Tokyo Art Projects (Pequim), Hong Kong Arts Centre (Hong Kong), Reykjavík Art Museum (Reykjavík), Centre Culturel Calouste Gulbenkian (Paris), National Gallery (Praga), Matadero Madrid (Madrid) e também na secção “Extra 50” da 50ª Bienal de Veneza e na 8ª Bienal de Havana.
Organizou diversas exposições e Festivais de performance e de poesia visual internacional em Museus, Centros de Arte e Galerias em Portugal, Itália, França e no Brasil. Em 2010 apresentou pela primeira vez obras do seu Arquivo, em Abrantes. O Arquivo contém cerca de 2.500 obras originais de Poesia visual, Livros e edições de artista, Performance, Mail-Art, Fluxus e Arte Conceptual.
É autor do “Soneto Ecológico”, uma obra de land-poetry constituída por 70 árvores plantadas em 14 filas de 5 árvores (4+4+3+3), numa área aproximada de 110x36 metros, em Matosinhos, 2005. Em 2021 foi-lhe atribuída a “Mention Spéciale Fondazione Bonotto” do Prémio Literário Bernard Heidsieck - Centro Pompidou. 


Conheça o programa completo


 

 


Apoio: Arte pela Democracia ― Programa de Apoio em Parceria (Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril)