"Adulterina", de Eugénia Mussa, 25 janeiro a 26 abril, CAPC, Coimbra

sem título, 2024 . Eugénia Mussa . Óleo sobre tela . © Eugénia Mussa
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) inaugura a exposição "Adulterina", de Eugénia Mussa, no dia 25 de janeiro de 2025, no Círculo Sereia, na Casa Municipal da Cultura, com inauguração às 16h00. A mostra estará patente até 26 de abril. A entrada é gratuita.
A exposição propõe uma reflexão sobre a pintura contemporânea como um meio de subversão e criação, abordando temas como a relação entre o visível e o invisível. Segundo Daniel Madeira, a pintura não é apenas uma representação, mas um ato de transformação, que revela uma «visibilidade secreta das coisas». O título Adulterina inspira-se no significado de falsificação, remetendo para o potencial da pintura de reconfigurar e reimaginar a realidade, num diálogo que funde memórias, imagens e perceções. Nas palavras de Mussa: «São as tais coisas que não sei que sei.»
Eugénia Mussa nasceu em Maputo, Moçambique, em 1978, e vive em Lisboa. A sua obra, influenciada pelo percurso diaspórico, combina técnicas clássicas de pintura com uma abordagem contemporânea, explorando temas como memória e identidade.
Acompanha a exposição um programa educativo abrangente, com visitas orientadas, círculos de estudos e conversas com a artista.
LOCAL, DATAS E HORÁRIOS
Exposição:
Local: Círculo Sereia – Casa Municipal da Cultura (-1),
Parque de Santa Cruz, Jardim da Sereia
Horário: Terça a sábado, das 14h00 às 18h00
Entrada gratuita
MAIS INFORMAÇÕES
capc.com.pt/site/index.php/pt/adulterina/
O CAPC é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes e integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).