25 VOLTS - Encontro Internacional de Artes Performativas, 2 a 6 setembro, Porto

MANT(R)A de André Braga e Cláudia Figueiredo
"Promovido pela CRL - Central Elétrica, o VOLTS - Encontro Internacional de Artes Performativas regressa ao CACE Cultural do Porto para a sua 6ª edição com um forte contingente de artistas internacionais, na sua maioria inéditos no Porto, a par de uma estimulante programação de artistas portugueses. Entre 2 e 6 de setembro, a CRL – Central Elétrica será um ponto de encontro para artistas, curadores, pensadores e públicos que partilham o desejo por experimentações artísticas, contaminações entre linguagens, e reconfigurações sensoriais, a partir de uma programação inteiramente gratuita composta por performances e mostras de diversos artistas do Brasil, Chile, Venezuela, Colômbia, Luxemburgo e Portugal.
Partindo agora para a 6ª edição, o Volts consolidou-se como plataforma para a promoção da criação artística contemporânea, com um enfoque particular nas práticas performativas que desafiam normas estéticas, políticas e sociais estabelecidas.
A programação do festival privilegia propostas que dialogam com questões urgentes, acolhendo práticas experimentais, interdisciplinares e politicamente engajadas. Nos últimos anos, o Volts contribuiu para a diversificação do ecossistema artístico português, ao criar condições reais para a circulação de determinados discursos e estéticas. É também um espaço de encontro, onde artistas emergentes e consagrados encontram oportunidades para desenvolver o seu trabalho, construir redes e fomentar colaborações transnacionais.
Realizado no cenário simbólico da Central Elétrica — um espaço que carrega a memória industrial e operária da cidade do Porto — o festival canaliza a energia do passado para projetar futuros mais justos, plurais e sensíveis. O Volts não destaca apenas a produção artística contemporânea — propõe novas formas de se relacionar com o mundo, com os outros e com a própria ideia de arte.
Num ano marcado pela celebração do 25º aniversário da CRL - Central Elétrica, a programação abre no dia 2 de setembro, com o work in progress de MANT(R)A de André Braga e Cláudia Figueiredo (Portugal), projeto que parte de um material plástico e concetual de Cratera — projeto estreado pela dupla em 2023. Aprofundando a pesquisa ali iniciada e levando a novos lugares a investigação sobre um grande objeto-cenário, MANT(R)A realiza a abertura do seu primeiro laboratório de criação, confluindo perspectivas sobre a vitalidade da matéria, o telurismo e propostas da geopoética".
PROGRAMA DO 1.º DIA
2 setembro
19h00 - 23h00 MATA, exposição do Atelier Caldeiras
20h00 MANT(R)A, André Braga & Cláudia Figueiredo
21h30 MONGA, Jéssica Teixeira
A entrada é livre.
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes