Esta Noite Grita-se, pela Cepa Torta, 17 outubro (Lisboa) a 12 dezembro (Lisboa, Faro e Lagos)

© Edoardo Trave
"Esta noite grita-se é um festim de leituras interpretadas de textos teatrais, promovido pela Companhia Cepa Torta. Realizado em diferentes locais da cidade de Lisboa, em Faro e Lagos, e com um amplo conjunto de intérpretes sob uma direção artística comum, o ciclo afirma-se como uma celebração anual do texto teatral em voz alta — e da sua potência em estado cru.
Entre outubro e dezembro de 2025, o festim apresenta a leitura de cinco peças de teatro. O Senhor Biedermann e os Incendiários (1958), de Max Frisch, um absurdo cómico que adereça as questões do poder e da culpa; O Barrete de Guizos (1916), de Luigi Pirandello, uma comédia mordaz que desmonta as convenções sociais e denuncia as desigualdades de género através de uma trama de enganos, moral pública e lucidez feminina; Vemo-nos ao Nascer do Dia (2017), da escocesa Zinnie Harris, uma dramaturgia contemporânea que parte do real e do mítico para pensar o trauma coletivo; e Um dia sonhei que surgia uma cobra (2023), de Mariana Antão, apresentado pelo Teatro Meridional, companhia convidada desta edição.
O ciclo integra também a leitura em estreia do texto vencedor da 5ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina 2025 – Pedral, de Sabrina Marthendal. A primeira apresentação pública acontecerá a 6 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, e o texto será igualmente publicado em livro.
Para além da programação principal, o Esta noite grita-se promove uma Oficina de Leitura, o podcast Esta noite grita-se e uma série de conversas com o público, aprofundando o diálogo entre criadores e espectadores.
Desde 2017, o ciclo já leu 42 textos de autores diferentes, a que se juntam agora mais 5 em 2025. Com epicentro em Lisboa, a programação tem-se estendido em itinerância a outras latitudes, com destaque para o Algarve, em colaboração com o Teatro das Figuras (Faro) e o Centro Cultural de Lagos.
Ao fim de 9 edições, reafirmamos o que sempre soubemos: a relação com o texto nunca se esgota. Há ainda muitas dramaturgias por descobrir — e as leituras interpretadas não são o parente pobre do teatro ou da literatura. São uma forma singular e vibrante de apresentar textos em estado vivo, ativando a imaginação de quem escuta e revelando os intérpretes num jogo de descoberta, proximidade e intensidade performativa.
A direção artística mantém-se com Filipe Abreu e Miguel Maia, cuja continuidade tem permitido construir um pensamento e uma estética próprios no modo como se apresentam leituras encenadas em Portugal".
(Companhia Cepa Torta)
PROGRAMA
→ Conheça o Programa de Esta noite grita-se - 9ª Temporada - Festim de Leituras de Textos de Teatro
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção Artística - Filipe Abreu e Miguel Maia
Interpretação – Ana Brandão, Cláudia Oliveira, Dalila Carmo, Diana Melo, Filipe Abreu, João Cabral, Lúcia Pires, Luísa Ortigoso, Margarida Cardeal, Miguel Maia, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Saavedra , Rita Loureiro, Rita Silvestre, Rui Neto, Teresa Vaz, Vítor d’Andrade, Wagner Borges (restante elenco em confirmação).
Produção – Raquel Batista
Pré-produção - Beatriz Sousa e Lara R.Santos
Comunicação - Sónia Godinho
Assessoria de Imprensa - Mafalda Simões
Fotografia - Sónia Godinho
Design Gráfico - Edoardo Trave
Registo audiovisual - James Newitt
BILHETEIRA
Os bilhetes poderão ser adquiridos online, na plataforma BOL, ou localmente no dia de cada leitura.
Preço dos bilhetes: 5€
Para as sessões na Fundação Calouste Gulbenkian, a entrada é livre, mediante lotação da sala. O levantamento dos bilhetes é realizado no próprio dia, na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Reservas em producao@cepatorta.org / 924 744 056
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
M/12
ACESSIBILIDADE
As sessões dos dias 17 de outubro e 6 de dezembro contarão com interpretação LGP
