"Self-Uncensored #2" [On Seduction and Destruction], 23 novembro, Teatro Ibérico, Lisboa

Dança
"Self-Uncensored #2" [On Seduction and Destruction], 23 novembro, Teatro Ibérico, Lisboa

Crédito de Fotografia: Alípio Padilha (The Erotic Clown Solo – Sepideh Khodarahmi)

Programa - Performance e conversa

“Destruction Performance Lab” 
Sepideh Khodarahmi

Com Andrei Bessa, Asaf Aharonson, Catarina Keil, Dai Ida, Izabel Nejur, Sara Santervás, Siiri Kortelainen e Sofia Miguel Castro
Apresentação seguida de conversa com os artistas, moderada por Miguel Moita

A Sedução e Destruição como Ferramentas de Libertação

Na colaboração com o projecto Self-Uncensored, Sepideh Khodarahmi propõe uma investigação artística que tem como ponto de partida a performance Erotic Clown – Cake Sitting e o laboratório desenvolvido com os criadores Andrei Bessa, Asaf Aharonson, Catarina Keil, Dai Ida, Izabel Nejur, Melánie Ferreira, Sara Santervás, Siiri Kortelainen e Sofia Miguel Castro.
Neste contexto será direccionado para quebrar os limites dos mecanismos de censura interiorizada e externa — forças silenciosas que moldam aquilo que nos permitimos dizer, mostrar e desejar.

A pesquisa culminará numa apresentação pública desenvolvida a partir de uma investigação artística de três semanas com um grupo de criadores, onde o público será convidado a assistir a rituais e performances que emergem do processo — um mapa de coreografias de destruição e sedução.
 
A apresentação será seguida de uma conversa com o grupo de artistas, moderada por Miguel Moita, codiretor e curador do Centro de Criação Psicanalítica.

Este evento faz parte do Self-Uncensored — projeto sobre formas contemporâneas de censura em contextos democráticos, com foco nos mecanismos de censura indireta que conduzem à autocensura e à censura interiorizada. 

Nesta fase, Self-Uncensored [On Research] dedica-se a uma pesquisa coletiva desenvolvida através de encontros, debates e performances, num programa que decorre em vários formatos entre 2025 e 2026.

Coreografia: Sepideh Khodarahmi
Participantes: Andrei Bessa, Asaf Aharonson, Catarina Keil, Dai Ida, Izabel Nejur, Sara Santervás, Siiri Kortelainen e Sofia Miguel Castro
Som: Neda Sanai
Moderação da conversa: Miguel Moita
 
Produção: ORG.I.A (SELF-MISTAKE)
Direção e curadoria: Tânia M. Guerreiro
Apoio à produção: Cintya Floriani
Direção técnica: Ana Carocinho
Assessoria de Imprensa: Levina Valentim
Parceiros: Teatro Ibérico, O Rumo do Fumo
Apoios institucionais: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa – Cultura
 
Sepideh Khodarahmi é uma artista do Irão/Suécia, sediada entre Portugal e Suécia. Estudou na Academy of Music and Drama em Gotemburgo, na Hogeschool for the Arts, em Amesterdão e no Broadway Dance Center, em Nova Iorque. Desde 2016 que Sepideh tem explorado o drag como expressão, tanto como performer como no ensino, ocupando-se de temas como a destruição, o cake sitting, o hipergénero, o erotismo, a intimidade, a queerness e o poder. No seu trabalho, a sensualidade é um elemento e um método recorrente.
Trabalhou com Marina Abramovic, Hooman Sharifi e Dinis Machado, e actuou em palcos como o The Royal Theatre, em Estocolmo e o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Integrou o PACAP de Meg Stuart no Forum Dança, em Lisboa.

Miguel Moita é codiretor e curador do Centro de Criação Psicanalítica,
Psicólogo Clínico,  Psicoterapeuta Psicanalítico, Supervisor Clínico, Membro da C. Científica da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica, Membro da C. Científica da Federação Portuguesa de Psicoterapia.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

23 novembro, 2025 | 17h 
Teatro Ibérico
Lisboa


BILHETEIRA

Entrada livre, sem marcação