PORTUGAL BENEFICIA PELA PRIMEIRA VEZ DO APOIO IBERMÚSICAS

apoio às artes
PORTUGAL BENEFICIA PELA PRIMEIRA VEZ DO APOIO IBERMÚSICAS
Cooperação ibero-americana | Música

© Ibermúsicas

Estão abertas as linhas de apoio do Programa de Cooperação Ibero-Americana Ibermúsicas, com vista ao apoio a projetos que decorram em 2022. Este ano, foi aprovada pelo Conselho Intergovernamental a Linha de Apoio ao Setor Musical na Modalidade Virtual – apresentação de candidaturas até 1 de outubro -  e as vertentes de Prémios Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obras 2021 e de Criação de Canções 2021 - com apresentação de candidaturas, respetivamente, até 1 de outubro e 17 de setembro. Mais informações e formulários de inscrições encontram-se disponíveis em ibermusicas.org.


Em dezembro de 2020, sob proposta da Direção-Geral das Artes (DGARTES), o Ministério da Cultura promoveu  a adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas — um Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas — aprovado em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de potenciar a presença e o conhecimento da diversidade musical Ibero-Americana. São 14 os países que integram atualmente o programa: Portugal, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Esta adesão vai permitir aos músicos portugueses a apresentação, pela primeira vez, de candidaturas às linhas de apoio previstas neste Programa, que entre outras áreas de intervenção promovem, por exemplo, a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares, prémio de composição e trabalhos académicos.

A DGArtes é o organismo responsável pela operacionalização do programa que tem o  Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, como  Representante Nacional junto do Conselho Intergovernamental (REPPI).  A adesão de Portugal confere a este programa internacional um caráter intercontinental. É através de Portugal que a Europa chega aos países Ibermúsicas da América do Sul, da América Central e da América do Norte, e à missão do REPPI de Portugal, neste primeiro ano de execução do programa, acresce a responsabilidade de integrar o Comité Executivo do Programa.

A contribuição anual portuguesa, no montante de 120.000 €, é suportada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente pela DGARTES e pelo Camões, I.P.

A adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas enquadra-se não apenas na estratégia da DGARTES, de afirmação de Portugal em programas de cooperação internacional na área da Cultura e de redes de reflexão internacionais, como na sua missão, que inclui o cumprimento dos objetivos estratégicos da Ação Cultural Externa estabelecidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2016, de 22 de novembro.

A DGARTES tem vindo a empenhar-se na projeção internacional dos artistas portugueses mediante a execução de orientações que contemplam diversas linhas de atuação. Seja por via da promoção de dispositivos legais de apoio à Internacionalização, seja assegurando representações nacionais em certames com impacto internacional, seja apoiando a presença de Portugal como país tema em festivais e feiras no estrangeiro nas áreas das artes performativas e das artes visuais.

 

 

 

 


Data de publicação: 01-06-2021 [atualizada a 02-06-2021]