Américo Rodrigues dirige DGARTES nos próximos cinco anos

DGARTES
Américo Rodrigues dirige DGARTES nos próximos cinco anos

Américo Rodrigues

Américo Rodrigues foi nomeado, pelo Ministro da Cultura, para o cargo de Diretor-Geral das Artes e Pedro Barbosa para o cargo de Subdiretor-Geral, na sequência de procedimento concursal conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP). Estas nomeações permitirão estabilizar a ação da instituição durante os próximos cinco anos, prosseguir a estratégia de investimento na área das artes e promover um diálogo próximo com o setor. Américo Rodrigues exerce o cargo de diretor-geral, em regime de substituição, desde fevereiro de 2019 e Pedro Barbosa desde abril de 2021.

Américo Rodrigues

Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro e licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade da Beira Interior, Américo Rodrigues é natural da cidade da Guarda onde exerceu funções de animador e programador cultural na Casa de Cultura da Juventude da Guarda/FAOJ (1979-1989) e na Câmara Municipal da Guarda (1989-2005). Foi Diretor do Teatro Municipal da Guarda (2005-2013) e Coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2015-2018). Foi um dos fundadores do coletivo Aquilo Teatro, da Associação Luzlinar e do Calafrio, Associação Cultural / Teatro do CalaFrio. Coordenou os cadernos de poesia Aquilo (1982-1997) e foi co-diretor da revista Boca de Incêndio (2004-2006), entre outras publicações. Ator e encenador de diversas obras teatrais, apresentadas em vários países. Criador de poesia sonora/sound poetry, com vários trabalhos discográficos publicados. Dirigiu festivais como “Ó da Guarda, festival de novas músicas”, “Correntes de ar”, Acto seguinte: Festival Internacional de Teatro da Guarda, “Dizsonante”, ”jazz nas alturas”, “Ovni: objetos e formas animadas”, etc. Autor de diversas obras de teatro, poesia, crónicas, ensaio e literatura para a infância. É Diretor-Geral das Artes desde 2019, tendo coordenado os grupos de trabalho de revisão do modelo de apoio às artes, de regulamentação da rede de teatros e cineteatros portugueses (RTCP) e da implementação da rede portuguesa de arte contemporânea (RPAC), entre outros. Em 2011 recebeu a medalha de mérito cultural atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal.

Pedro Barbosa

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1996) e pós-graduado em Ciências Jurídico-Administrativas, Pedro Barbosa tem exercido, desde 2015, na Direção-Geral das Artes, funções de apoio diversificado e transversal nas áreas instrumentais e no âmbito da implementação dos Programas de Apoio às Artes. Tem vindo a colaborar na representação institucional em eventos internacionais e tem integrado diversos grupos de trabalho relacionados com a revisão do Modelo de Apoio às Artes, com a regulamentação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e com o estatuto dos profissionais da cultura. Ainda na DGARTES, entre 2007 e 2008, ocupou o cargo de Chefe de Divisão de Modernização Administrativa. Anteriormente, foi Coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto das Artes e exerceu funções na Inspeção-Geral das Atividades Culturais. Exerce, desde abril de 2021, o cargo de Subdiretor-Geral das Artes, em regime de substituição.

 

 

 


Data de publicação: 09-05-2022