Dupla Jonas&Lander apresenta-se este mês no Festival dei Due Mondi, Espoleto

internacional
Dupla Jonas&Lander apresenta-se este mês no Festival dei Due Mondi, Espoleto
Internacional | Itália

© Paulo Pacheco

É com "Lento e Largo", "Cascas d'Ovo" e "Bate Fado" que a dupla Jonas&Lander se apresenta em Itália, no Festival dei Due Mondi, Espoleto, entre 6 e 9 de julho, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Depois de "Cascas d'Ovo" (2013) ter iniciado um processo cooperativo, o percurso de Jonas&Lander tem vindo a ser "pulverizado por distinções, prémios e reconhecimentos". A dupla tinha já dado a conhecer o seu trabalho ao público italiano, em 2021, com a apresentação de "Coin Operated", uma criação que surgiu de um convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts (Lisboa) para a criação de uma peça para um museu, onde o público passa a ter um papel ativo na consequência da ação artística, "potencializando diversas e surpreendentes cenas a cada apresentação".

Em 2023, ano em que assinala uma década de colaboração, a dupla concentra, pela primeira vez, a apresentação de todas as peças em circulação, "permitindo de forma inédita uma visita guiada" ao seu universo criativo, entre 2013 e 2023. O objetivo é apresentar "uma cronologia, uma retrospetiva, um retrato artístico-psicológico concebido com diversas atividades paralelas tais como workshops, colaborações com a comunidade local, cerimónias festivas e outras ações que pavimentam uma nova aproximação com o público (...)". 


LENTO E LARGO

Lento e Largo introduz um um ambiente cénico baseado e influenciado pelo trabalho de Hieronymous Bosch, onde Jonas&Lander introduzem performers robóticos e humanos para criar um apocalipse visual. Numa paisagem irreal, ambas as entidades irão socializar, dançar, beijar, ordenar e obedecer, de igual para igual. Cada intérprete é capaz de realizar ações impossíveis para outros intérpretes, de forma a serem exploradas as fronteiras e especificidades de cada organismo. Estes robôs irão dar músculo a um universo absurdo vestindo e expondo materiais orgânicos como peles, escamas ou chifres inspirados na taxidermia pária de Enrique Gomez de Molina. Lento e Largo é uma qualidade específica da música clássica para descrever um certo tempo e atmosfera inundados pela tristeza. A amplitude desta atmosfera influencia as ações e coreografias que podem transbordar do palco até os limites da sala.

6 de julho 2023 - 19h30
San Simone, Espoleto, Itália


CASCAS D'OVO

Cascas d’OvO nasceu da necessidade de explorar uma comunicação telepática, sobre-humana, enquanto expoente máximo da conexão relacional de um casal. Cascas d’OvO oferece a experiência de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão: o teatro como microcosmos da sociedade que submerge o público no silêncio e na música de corpos que comunicam.
Peça distinguida como Priority Company 2014 pela rede europeia Aerowaves.

San Nicolò Chiostro, Espoleto, Itália
7 de julho 2023 – 17h00
9 de julho 2023 – 12h00


BATE FADO

BATE FADO é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música com 9 performers: 4 bailarinos, 4 músicos e um fadista (bailarino). À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, tais como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em BATE FADO, Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar e a recuperar o ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana a qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras.
BATE FADO revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu.

San Simone, Espoleto, Itália
8 de julho – 21h30


MAIS INFORMAÇÕES

https://jonaslander.com

www.festivaldispoleto.com/en/event/jonasandlander