Ibermúsicas: 27 projetos portugueses selecionados nas linhas de apoio em 2023

Cooperação Ibero-Americana
Ibermúsicas: 27 projetos portugueses selecionados nas linhas de apoio em 2023

Associação de Bandolins da Madeira © Júlio Silva Castro

O Programa Ibermúsicas anunciou os resultados das linhas de apoio ao setor musical em 2023, nas modalidades de apoio à circulação, programação, residência de compositores, residência de entidades, especialização, modalidade virtual e prémios.

De entre mais de 1400 propostas recebidas pelo Ibermúsicas, foram selecionados 27 projetos portugueses – de um total de 34 candidaturas submetidas – para financiamento com um valor aproximado de 96 000€.

Serão apoiados 15 projetos para circulação no espaço Ibero-Americano, 4 projetos de programação, 2 residências artísticas, 1 projeto para aperfeiçoamento artístico e técnico, e 3 projetos na modalidade virtual. Foi ainda selecionado um projeto português para o IX Prémio Ibermúsicas para Composição e outro para o Prémio Brasil Ibermúsicas.

Estes projetos serão desenvolvidos em parceria com a Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Uruguai, Venezuela e ainda o Reino Unido, Alemanha e Noruega.

Os projetos foram escolhidos por júris designados por cada um dos países que integram o Programa Ibermúsicas. Em Portugal, o júri foi constituído por António Tilly, Alexandra Trindade (DGARTES) e Francisco Esteves (DGARTES).

Mais informação em: https://www.ibermusicas.org/index.php/seleccionados-2023/

O IBERMÚSICAS foi criado em 2011 e é composto por 15 países-membros. A adesão de Portugal, através da DGARTES, em 2020, conferiu uma dimensão intercontinental ao Programa, tornando possível a abertura a novos países Ibero-Americanos, aos países africanos de língua portuguesa e a países europeus que pudessem vir a integrar este programa de efetiva cooperação cultural.

 


Data de publicação: 28 de novembro de 2023