Ibermúsicas apresenta Catálogo Ibero-Americano de Partituras

Cooperação Ibero-Americana
Ibermúsicas apresenta Catálogo Ibero-Americano de Partituras
Cooperação ibero-americana

O Programa de Cooperação Ibero-Americano Ibermúsicas divulgará, no próximo sábado, dia 1 de junho, o PROJETO PARTITURAS (Catálogo Ibero-Americano de Partituras), que se propõe disponibilizar a todo o setor musical uma ferramenta de pesquisa concebida "para dar resposta à falta de acesso à música escrita Ibero-Americana". Esta iniciativa pioneira, que conta com o contributo da Direção-Geral das Artes, pretende, acima de tudo, difundir a música escrita do espaço Ibero-Americano, promovendo a execução de obras de compositores da região. 

Portugal, através do Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, contribuiu para a implementação deste projeto através da identificação de cerca de 50 títulos/partituras, por parte do musicólogo Paulo Ferreira de Castro. Esta seleção proposta tem como fito traçar uma panorâmica da produção musical portuguesa dos séculos XVIII a XX, promovendo o conhecimento e a divulgação do património musical português – património esse que, em muitos casos, continua a circular entre os intérpretes sob a forma de cópias manuscritas ou outras fontes menos adequadas. A seleção teve como orientação principal, para além da qualidade intrínseca das obras contempladas e de um certo grau de consensualidade decorrente da sedimentação histórica, a preocupação com a variedade das formações vocais e/ou instrumentais (do repertório para instrumento solista à grande orquestra sinfónica), e também considerações de natureza prática relativas à viabilidade da respetiva execução no quadro de uma programação musical regular.

É de salientar o facto de o Catálogo ter sido concebido com base nas sugestões dos programadores das orquestras sinfónicas e das grandes salas de concerto da América Latina, bem como de investigadores ibero-americanos, centrando-se nos diferentes processos de pesquisa que realizam ao conceber as temporadas musicais e programas de concertos. Refira-se, ainda, a importância deste projeto por disponibilizar gratuitamente (em cada uma das obras/partituras), dados de contacto da editora, da instituição, do compositor, do arranjador, do(s) detentor(es) dos direitos, entre outras informações.

Conheça o Catálogo Ibero-Americano de Partituras 

Mais informações

 

 


Data de publicação: 31.05.2024