DGARTES realiza audições para o primeiro concerto da Orquestra Juvenil Ibero-Americana

Cooperação Ibero-Americana
DGARTES realiza audições para o primeiro concerto da Orquestra Juvenil Ibero-Americana
[NOVA DATA] Audições online até 26 de junho

Imagem: Concerto realizado na XXX Reunião do Conselho Intergovernamental do programa Iberorquestras Juvenis 

O IBERORQUESTRAS JUVENIS é um programa de cooperação Ibero-Americano, operacionalizado, em Portugal, pela DGARTES, que visa promover a inclusão social de crianças e jovens pela prática musical.

No dia 18 de setembro de 2024 vai realizar-se o primeiro concerto da Orquestra Juvenil Ibero-Americana com músicos de 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, Guatemala, México, Panamá, Portugal e Uruguai.  O concerto, sob a direção do Maestro Ariel Britos Navas (Uruguai) e do Maestro Roberto Rentería Yrene (México), terá lugar em Montevideu e será precedido por um estágio a partir do dia 12.

A Orquestra integrará dois músicos de cada um dos 15 países do programa e músicos da Orquestra Juvenil do Sodre do Uruguai como Orquestra anfitriã. As audições para a seleção de músicos portugueses são organizadas pela DGARTES em colaboração com os Diretores Musicais e Artísticos da Orquestra Juvenil Ibero-Americana. O programa IBERORQUESTRAS JUVENIS encarregar-se-á do pagamento de todas as despesas relacionadas com viagens, alojamento e alimentação dos músicos.

As audições decorrem online, com novo prazo, até às 23h59 do dia 26 de junho, através do seguinte formulário.

 

Regulamento:

1.Datas e local:

Montevidéu, Uruguai, de 12 a 19 de setembro de 2024.

 

2. Direção da Orquestra:

A direção musical e artística da Orquestra Juvenil Ibero-Americana estará a cargo dos Maestros Ariel Britos Navas (Uruguai) e Roberto Rentería Yrene (México).

 

3. Repertório:

A Orquestra vai interpretar as obras seguintes:

* Canción de los Niños Héroes - Jesús Sevillano Cuevas / España

* Joyas Hondureñas - Luis Nieto / Honduras

* Arenal - Alejandro Acuña Moreira / Costa Rica

* Danzón Nro. 9 - Arturo Márquez / México

* Toccata - Héctor Tossar / Uruguay

* Choros Nro. 10 - Heitor Villa-Lobos / Brasil

* La Boda de Luis Alonzo - Gerónimo Giménez / España

* Kalamary - Alex Tobar / Colombia

* Libertango - Astor Piazzolla / Argentina

* Candombe - Jauren Lamarque Pons / Uruguay

 

4. Composição da Orquestra:

A Orquestra Juvenil Ibero-americana integrará dois músicos de cada um dos 15 países do programa e músicos da Orquestra Juvenil do Sodre do Uruguai como Orquestra anfitriã.

 

5. Instrumentos:

Flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trombone, harpa, violino, viola, violoncelo e contrabaixo;

Não é necessário fazer audição para instrumento auxiliar.

 

6. Seleção dos membros da orquestra:

6.1 Cada país integrante do Programa IBERORQUESTRAS JUVENIS pode pré-selecionar até oito candidatos. Em Portugal a pré-seleção será feita pelos serviços da DGARTES. As candidaturas serão aceites de 12 de junho até às 23h59 do dia 26 de junho.

6.2 Os Diretores musicais e artísticos da Orquestra Juvenil Ibero-Americana farão a seleção final de dois participantes por país.  

6.3 Requisitos das candidaturas:

  1. Jovens Músicos com idade mínima de 18 anos (completos em 31 de agosto de 2024) e idade máxima de 26 anos (até dia 20 de setembro de 2024).

b) Os candidatos devem demonstrar excelência técnica e artística adequada às obras interpretar.

6.4 Formalização de candidatura – realizada através de formulário eletrónico e de duas gravações: a primeira com dois excertos da lista obrigatória e a segunda com uma obra de livre escolha, com duração máxima de 5 minutos, que ilustre o nível técnico e artístico do candidato.

 

7. Excertos:

Os excertos de execução obrigatória podem ser descarregados aqui

 

8. Transporte e estadia:

O Programa IBERORQUESTRAS JUVENIS assegura as viagens de avião para Montevidéu, o transporte interno no Uruguai, estadia e alimentação, assim como um seguro de viagem para cada participante e um seguro básico para o instrumento.

9. Os músicos selecionados devem possuir um passaporte válido e cumprir com quaisquer outros requisitos, como por exemplo vistos, exigidos pelas autoridades uruguaias para entrada no país.

 

10. Fórum Juvenil Ibero-americano:

Os membros da orquestra participarão no Fórum Juvenil Ibero-americano que decorrerá paralelamente ao estágio da Orquestra Ibero-americana Juvenil.

 

10. Prazos e calendário:

Os resultados da seleção final serão anunciados pela DGARTES no dia 15 de julho.

Os músicos da Orquestra Juvenil Ibero-Americana devem chegar a Montevidéu no dia 12 de setembro de 2024. Nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 decorrem os ensaios prévios ao concerto de dia 8 de setembro na sala principal do Auditório Nacional do SODRE.

 

11. Para mais informações sobre as audições contacte a DGARTES através do email internacional@dgartes.pt.

 


Data de publicação: 12.06.2024 - Notícia atualizada a 21.06.2024