DGARTES apoia participação portuguesa na Rede Internacional de Residências PALOP

cooperação Internacional
DGARTES apoia participação portuguesa na Rede Internacional de Residências PALOP
Candidaturas online até 31 de julho de 2024, para workshop-audição em Lisboa

A DGARTES associa-se este ano, pela primeira vez, à Rede Internacional de Residências PALOP, através de um acordo de cooperação internacional celebrado com a CulturArte (Moçambique), com o objetivo de assegurar a participação portuguesa neste programa.

A seleção do(a) artista participante será realizada através de um workshop-audição a decorrer em Lisboa, de 23 a 28 de setembro de 2024, coordenado por Panaibra Canda (CulturArte).

O(A) artista selecionado(a) juntar-se-á a 4 artistas provenientes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde, que ao longo de 5 semanas irão desenvolver trabalho colaborativo de criação nas residências artísticas programadas para Lisboa, Porto, Viseu e Guimarães. Paralelamente, serão promovidas mostras de resultados, conversas, workshops de danças dos países de proveniência dos(as) artistas convidados(as), formações nas áreas técnica, de produção e comunicação, e interações com artistas locais.

O programa, que decorre entre 23 de setembro e 30 de outubro, termina em Maputo com a apresentação pública do trabalho realizado ao longo das residências.

As candidaturas ao workshop-audição decorrem até dia 31 de julho, através do link https://estudiosvictorcordon.pt/events/open-call-rede-de-residencias-palop

A presença portuguesa nesta Rede de Residências pretende promover a circulação e criação conjunta entre artistas de países africanos de Língua Oficial Portuguesa e artistas de Portugal, e surge de uma iniciativa dos Estúdios Victor Córdon, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português em Maputo, com o Teatro Viriato (Viseu), a CRL-Central Elétrica/Circolando (Porto) e A Oficina/Centro Cultural Vila Flor (Guimarães).

As audições para artistas provenientes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde decorrem até 5 de agosto de 2024, através deste link

 


Data de publicação: 22 de julho de 2024