DGARTES: Criação, acesso e participação artística no Evento de Encerramento do Programa Cultura

EEA Grants
DGARTES: Criação, acesso e participação artística no Evento de Encerramento do Programa Cultura
EEA Grants 2014-2021

Painel IV : Balanço e perspetivas para o futuro | Evento de Encerramento EEA Grants Cultura | © Arlindo Homem, Património Cultural, I.P.

O Evento de Encerramento do Programa Cultura dos EEA Grants 2014-2021 promoveu, durante 2 dias de encontro na Culturgest, uma reflexão alargada sobre as experiências e resultados dos projetos apoiados ao longo dos quatro anos de implementação deste mecanismo financeiro.

Para além de três painéis dedicados aos projetos financiados nas áreas das Artes e Património, o evento proporcionou, ainda, a oradores/as, moderadores/as e participantes, um momento de partilha sobre as expectativas e prioridades para o próximo Mecanismo Financeiro, que se encontra em fase de negociação entre os Países Doadores e Beneficiários.

Destaca-se, deste importante momento de partilha e conexão, a presença de projetos apoiados que promovem o acesso e participação nas Artes em territórios de baixa densidade populacional, cujos testemunhos comprovaram, uma vez mais, a importância da criação e programação artísticas como ferramentas indispensáveis para a construção de comunidades envolvidas, conscientes, participativas. Estiveram presentes:

→ Campilhas Internacional (Jorge Andrade)

→ ViViFiCAR (Virgílio Ferreira)

→ Dentes de Leão (Elisabete Paiva)

→ INSUL'Arts (Henrique Amoedo)

→ Temporadas (Jesse James)

→ Malacate (Miguel Maia)

→ Terra Incógnita (Márcio Laranjeira)

→ Fôlego (Rita Guerreiro)

→ Particular Universal (Rui Dâmaso)

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, destacou a importância da coesão territorial e da correção de assimetrias na produção e fruição artísticas como temas prioritários para o posicionamento da DGARTES na existência de um próximo mecanismo financeiro, reforçando a democracia cultural e o papel das Artes como motor de transformação social, territorial e humano.

Este intenso e profícuo Evento de Encerramento contou, ainda, com a presença de uma programação artística de excelência que acompanhou as várias comitivas acolhidas em Lisboa:

→ Sete Lágrimas

→ Aldina Duarte

→ Segue-me à Capela

A DGARTES agradece a todas as entidades e individualidades pelo apoio, presença e participação nesta iniciativa, organizada em parceria com o Património Cultural, I.P..

O Evento pode ser visto (ou revisto) no canal Youtube da DGARTES.

 

---

Fotos:Arlindo Homem (Património Cultural, I.P.) e DGARTES