A cidade do Panamá recebe, entre 1 a 4 de abril, o XXII Conselho Intergovernamental do Programa IBERMÚSICAS.
O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, marca presença como Representante Nacional do Programa e como membro do Comité Executivo do IBERMÚSICAS.
Da agenda para os próximos dias, destaca-se a aprovação das linhas de apoio e do plano operativo para o biénio 2025/2026 e a apresentação de resultados dos projetos especiais do Programa, onde se inclui "Viagens pela Música de Língua Portuguesa", projeto comum desenvolvido e financiado pelo Brasil e Portugal, com um protocolo entre a DGARTES, a Funarte, a CPLP e o IBERMÚSICAS, que resultou no apoio a seis projetos artísticos de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste que terão apresentações públicas em Portugal e no Brasil.
Serão ainda apresentadas as políticas culturais de cada país-membro na área da música e abordadas a eventual participação de novos países e de instituições privadas no Programa IBERMÚSICAS.
Criado em 2011, o IBERMÚSICAS é composto por 15 países-membros. A adesão de Portugal, sob proposta DGARTES, em 2020, conferiu uma dimensão intercontinental ao Programa. Com uma participação ativa na definição das linhas estratégicas do Programa, integrando o seu Comité Executivo, Portugal tem desenvolvido esforços no sentido de robustecer a diversidade cultural do Programa, através da abertura a novos países Ibero-Americanos, aos países africanos de língua portuguesa e a países europeus que possam integrar este programa de efetiva cooperação cultural.
A DGARTES é o organismo público responsável pela operacionalização do IBERMÚSICAS em Portugal.