A DGARTES integra este ano uma das conversas inseridas na programação do FITEI – Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica. No próximo dia 15 de maio, pelas 17h30, no Teatro Campo Alegre (Porto), o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, a Secretária Técnica do Programa Ibercena, Zaida Rico e o Vice-Presidente para a Cultura da CCDR-Norte, Jorge Sobrado, partilham experiências e perspetivas com foco no papel que o investimento em políticas públicas tem desempenhado na internacionalização das artes performativas no espaço ibero-americano. Atuando como vetor de transformação social e cultural, este investimento impulsiona a diversidade cultural, fortalece as relações entre países e fomenta o intercâmbio e a circulação de espetáculos e artistas.
A DGARTES é o organismo responsável, em Portugal, pela operacionalização da participação nos programas IBERCENA (desde 2019), IBERMÚSICAS (desde 2021) e IBERORQUESTRAS JUVENIS (desde 2023).
Desde dezembro de 2019, foram apoiados, através das linhas de financiamento IBERCENA e IBERMÚSICAS, cerca de 200 projetos artísticos inscritos por Portugal.
Das oportunidades criadas pela participação de Portugal nestes programas, destacam-se a primeira edição do programa Viagens pela Música de Língua Portuguesa, que apoia projetos artísticos da área da música dos Estados-Membros da CPLP, no âmbito do IBERMÚSICAS; e o primeiro projeto no quadro IBERORQUESTRAS JUVENIS, a decorrer, o "Mapeamento e Diagnóstico da Prática Musical Inclusiva em Portugal" que tem o propósito de compreender, valorizar e fortalecer as iniciativas que promovam o acesso universal à prática musical. Portugal tem ainda um papel ativo através da participação nos comités executivos IBERCENA e IBERMÚSICAS e em grupos de trabalho que visam as linhas estratégicas dos Programas.
Saiba mais: https://fitei.com/pt/