cooperação Internacional

Delegação portuguesa na Tanzmesse com espaço expositivo e apresentação de espetáculos

Em contagem decrescente para a edição de 2024 da Internationale Tanzmesse nrw, que decorre de 28 a 31 de agosto, em Düsseldorf, na Alemanha, Portugal conta com um stand expositivo e uma delegação de cerca de 20 artistas, numa participação assegurada pela DGARTES em parceria com o Teatro Municipal do Porto e O Espaço do Tempo.

DGARTES apoia presença portuguesa na edição de 2024 da Bienal MANIFESTA

A DGARTES e a Fundação Manifesta assinaram um Acordo de Cooperação Internacional com vista a apoiar a participação de artistas portugueses e residentes em Portugal na Bienal MANIFESTA 15, que se realiza em Barcelona, de 8 de setembro a 24 de novembro de 2024.

A participação portuguesa na Manifesta 15 será assegurada por:

Carlos Bunga, com a criação de uma instalação combinando escultura, pintura, desenho, performance e vídeo, para apresentação no espaço da estação elétrica «Tres Xemeneis»;

DGARTES apoia participação portuguesa na Rede Internacional de Residências PALOP

A DGARTES associa-se este ano, pela primeira vez, à Rede Internacional de Residências PALOP, através de um acordo de cooperação internacional celebrado com a CulturArte (Moçambique), com o objetivo de assegurar a participação portuguesa neste programa.

A seleção do(a) artista participante será realizada através de um workshop-audição a decorrer em Lisboa, de 23 a 28 de setembro de 2024, coordenado por Panaibra Canda (CulturArte).

Delegação de vinte artistas representa Portugal na Tanzmesse, em Düsseldorf

A primeira participação portuguesa na edição deste ano da Internationale Tanzmesse nrw, o maior evento dedicado à dança contemporânea, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, de 28 a 31 de agosto, é assegurada pela DGARTES, com o Teatro Municipal do Porto e O Espaço do Tempo. A delegação portuguesa conta com 20 artistas que trabalham a partir de Portugal. 

Fundo de Cooperação Triangular Portugal / América Latina / África

No âmbito do Fundo de Cooperação Triangular Portugal, América Latina e África, será aberta, no próximo dia 29 de janeiro, a primeira convocatória para Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-América e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Criado em julho de 2023 pelo Governo de Portugal e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Fundo, com uma dotação inicial de um milhão de euros, será gerido durante dois anos (2024 e 2025) pela SEGIB.

Portugal vai integrar o Comité Executivo IBERCENA a partir de 2024

Após o anúncio feito este mês em Bogotá (Colômbia) ― durante o XXXVI Conselho Intergovernamental Ibercena ― de que 2025 será o Ano Ibero-americano das Artes Cénicas, é agora anunciado que Portugal passará, a partir de janeiro de 2024, a integrar o Comité Executivo IBERCENA, juntando-se a Espanha, Guatemala, Chile e El Salvador.