Laboratório de Direção de Orquestra Juvenil

Laboratório de Direção de Orquestra Juvenil
jan 2026, Viana do Castelo

LABORATÓRIO DE DIREÇÃO DE ORQUESTRA JUVENIL 2026
com os maestros Diogo Costa e Alberto Roque
12 a 17 de janeiro 2026 
Viana do Castelo
_

uma iniciativa da Direção-Geral das Artes em colaboração com a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho, no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis

_

LABORATÓRIO

O Laboratório de Direção de Orquestra Juvenil 2026 reuniu participantes de Portugal, Brasil, Uruguai e El Salvador e centrou-se no desenvolvimento de competências em direção de orquestra, com foco específico no trabalho com orquestras juvenis. Durante 6 dias (12 a 17 de janeiro, Viana do Castelo), os/as participantes trabalharam técnica gestual, comunicação com a orquestra, estratégias para a condução de ensaios, leitura e interpretação de partituras e direção de repertório orquestral. A formação foi orientada pelos maestros Diogo Costa e Alberto Roque e combinou sessões teórico-práticas com ensaios com orquestra juvenil, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa, bem como o intercâmbio de experiências no espaço ibero-americano.

_

CONCERTO

O Laboratório terminou com um Concerto da Orquestra Sinfónica ARTEAM no dia 17 de janeiro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, que marcou um momento de partilha do trabalho desenvolvido ao longo da semana.

Folha de Sala do Concerto da Orquestra Sinfónica ARTEAM


MAESTROS

→ Diogo Costa

diogo_costa.jpg

Tem colaborado com algumas das principais orquestras nacionais, incluindo a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Metropolitana de Lisboa, bem como diversas orquestras regionais e bandas sinfónicas. A nível internacional, destaca-se pelas colaborações com a Hallé Orchestra, a BBC Philharmonic, a BBC National Orchestra of Wales e a West European Studio Orchestra, com a qual gravou em estúdios de referência como Abbey Road. Foi laureado no Prémio Jovens Músicos 2022 em Direção de Orquestra e destacado em concursos internacionais como o Mackerras Fellowship e a Siemens Hallé International Conducting Competition. Iniciou os estudos na Banda de Música de Antas – Esposende, à qual permanece ligado como maestro, e formou-se em instituições de referência, entre as quais a Escola Superior de Música de Lisboa, a Academia Nacional Superior de Orquestra e o Royal Northern College of Music, onde concluiu, com distinção, o Mestrado em Direção de Orquestra.

→ Alberto Roque

alberto_roque.jpg

Iniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos – Leiria, onde exerce funções de Diretor Musical e maestro titular do agrupamento Solistas SAMP. Estudou Direção de Orquestra com Jean-Marc Burfin e com Jean-Sébastien Béreau. Em 1998 foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. Entre 2004 e 2021, foi maestro titular da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Diretor Artístico da Camerata de Sopros Silva Dionísio. É maestro titular da Orquestra de Sopros de Ourém e entre 2020 e 2024 foi diretor artístico e maestro titular do Ensemble de Sopros da AFCL. Como maestro convidado dirigiu diversas orquestras e Bandas Sinfónicas nacionais e internacionais, tendo também dirigido vários solistas de referência. Exerce funções de Diretor Musical e saxofonista nos “Concertos para bebés” da companhia Musicalmente.


PARTICIPANTES

→ Manuel Lemos [Portugal]

Manuel Lemos.jpg

Clarinetista e professor. Licenciado em Ensino de Clarinete pela Universidade de Aveiro, colaborou com várias formações sinfónicas e de sopros, como a Orquestra Bracara Augusta, Orquestra Sinfónica e de Sopros da Universidade de Aveiro, Orquestra Sin Nomine e Orquestra Filarmonia das Beiras, trabalhando com diversos maestros de relevo. Apresentou-se como solista com a Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, Filarmónica da Guia, Orquestra ARTAVE e Orquestra das Beiras. Frequentou masterclasses com reconhecidos clarinetistas internacionais. Leciona desde 2008/2009 no Conservatório de Música de Felgueiras, onde também dirigiu a Orquestra de Sopros, tendo lecionado ainda na ArtEduca e integrando, desde 2018/2019, o corpo docente do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, onde é adjunto do diretor. Frequentou cursos de direção de banda, foi maestro e diretor pedagógico da Sociedade Filarmónica Vermoilense e dirige atualmente a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima. É Diretor Artístico dos Encontros Internacionais de Música de Felgueiras e integra vários agrupamentos, incluindo o duo Two for Tango.

→ Xavier Ribeiro [Portugal]

xavier_ribeiro.jpg

Natural de Esposende, compositor, trombonista e docente. A sua atividade criativa abrange composição para orquestra de sopros, brass band, música de câmara, ópera contemporânea e música para cinema, televisão e videojogos. Enquanto arranjador, tem colaborado com artistas e formações de renome nacional e internacional, atravessando géneros que vão da world music ao jazz e à pop. Foi vencedor da 10.ª edição do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros da Fundação INATEL e da Banda Sinfónica do Exército, com a obra BOREAS.
Colaborou com a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a Orquestra do Norte, atuando com artistas como Mário Laginha, Joe Lovano, Miguel Zenón, Benny Golson, entre outros. Como docente, é responsável pela classe de trombone e pela direção da orquestra de sopros da ARTAVE. É licenciado em música clássica pela ESMAE e em jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, mestre em Ensino de Música pela ESART e frequentou a primeira edição da Pós-Graduação em Film Scoring da ANSO.

→ Claudia Rieiro [Uruguai]

Claudia Rieiro.jpg

Diretora da Escola Nacional de Música do SODRE e Diretora Académica fundadora da Orquestra Juvenil Nacional do SODRE (Uruguai) e do programa “Uma Criança, Um Instrumento”, que envolve 5.500 crianças e jovens em todo o país. O seu trabalho foi distinguido com vários prémios, entre os quais o Prémio Nacional de Excelência Cidadã, “Jovem Artista da UNESCO pela Paz” e “Visitante Ilustre” pelo Governo do Paraná. Dirige regularmente a OJNS no Auditório Nacional Adela Reta e apresentou-se recentemente em digressão em Espanha, no Auditório Nacional de Música de Madrid e no Auditório Alfredo Krauss. Dirigiu ainda orquestras no Brasil, Chile, El Salvador e na região do Trifínio. Possui pós-graduação em Direção Orquestral pela Universidade Nacional de Cuyo e formação superior em Interpretação Musical (Flauta Transversal), tendo participado em diversos programas de aperfeiçoamento e intercâmbios internacionais na América Latina e na Europa.

→ Damaris Chacon [El Salvador]

DamarisChacon.jpg

Violinista, professora, compositora e produtora musical salvadorenha. Iniciou os seus estudos de violino aos sete anos no Centro Nacional de Artes de El Salvador e, desde então, desenvolveu-se como intérprete em diversas orquestras nacionais e internacionais. Foi solista da Orquestra Sinfónica Nacional e apresentou-se em auditórios de grande prestígio, incluindo o Kennedy Center. Atualmente, é concertino da Orquestra Filarmónica de El Salvador e, paralelamente, consolidou o seu trabalho como docente, lecionando violino e dirigindo orquestras juvenis. Complementou a sua formação artística com cursos de direção de orquestra, um diploma em produção musical e um mestrado em composição musical, integrando assim a interpretação, a educação e a criação musical na sua carreira profissional.

→ Gabriel Dellatorre [Brasil]

Gabriel Dellatorre.jpg

Maestro no Programa Aprendiz Musical de Niterói e na Banda Sinfónica da Agência do Bem, desenvolvendo trabalho pedagógico na prática de conjunto e no ensino coletivo de sopros e percussão. Foi professor substituto de Direção de Banda e Prática de Orquestra na Escola de Música da UFRJ, onde é atualmente maestro assistente da Orquestra de Sopros. Licenciado e bacharel em Direção de Banda pela UFRJ, é mestre em Música pelo PROMUS/UFRJ e bolseiro do projeto “Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música”, no âmbito do Programa Arte de Toda a Gente. Natural de Niterói, iniciou os estudos na banda do Colégio Salesianos Santa Rosa. Tem atuação destacada no fortalecimento das bandas sinfónicas brasileiras, colaborando na produção do Simpósio Funarte–UFRJ de Bandas de Música. É regularmente convidado como professor em festivais nacionais e participou em eventos internacionais de referência, como a Midwest Clinic Conference e o Conductors Collegium da University of North Texas.

→ Olga Dutra [Brasil] 

Olga Dutra.jpg

Apaixonada pela música desde cedo, aprendeu com o pai os primeiros acordes no violão, começou a estudar música aos dez anos e desde então não parou. Em 2011, ingressou no CEP/Escola de Música de Brasília, onde concluiu o curso básico em violino e decidiu-se de vez pela carreira musical. Além do violino, se dedicou ao estudo do canto, piano e, principalmente, à regência. Participa ativamente do cenário de música coral da cidade cantando em grupos como o Coro Sinfônico Comunitário da UnB, Madrigal UnB, Madrigal de Brasília e Cantus Firmus — grupo do qual é regente assistente atualmente. É graduada no curso de Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília/UnB, onde também cursa Bacharelado em Regência, e atua como professora no CEP/Escola de Música de Brasília na área de regência, canto coral, fonéticas do canto lírico e teoria musical.

 


Com esta iniciativa, a Direção-Geral das Artes reforçou a sua estratégia de valorização da cooperação cultural internacional e contribuiu para o fortalecimento dos sistemas de educação musical juvenil e de qualificação artística e pedagógica de profissionais que trabalham com jovens músicos.