AECI - ANO EUROPEU DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

AECI - ANO EUROPEU DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Jan > Dez_2009

O ano de 2009 foi designado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu como o "Ano Europeu da Criatividade e Inovação" (AECI). Neste contexto, a Resolução do Conselho de Ministros (RCM nº 677/2008, de 3 de Dezembro) por um lado, procede à nomeação do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Senhor Professor Carlos Zorrinho, como Coordenador Nacional do AECI 2009, e, por outro lado, cria uma "task force" operacional responsável por apoiar o Coordenador e a Rede na implementação do programa, da qual a Direcção-Geral das Artes (DGArtes) faz parte.

AECI
ANO EUROPEU DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃOO

O ano de 2009 foi designado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu como o "Ano Europeu da Criatividade e Inovação" (AECI). Neste contexto, a Resolução do Conselho de Ministros (RCM n.º 677/2008, de 3 de Dezembro) por um lado, procede à nomeação do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Senhor Professor Carlos Zorrinho, como Coordenador Nacional do AECI 2009, e, por outro lado, cria uma “task force” operacional responsável por apoiar o Coordenador e a Rede na implementação do programa, da qual a Direcção-Geral das Artes (DGArtes) faz parte. 

Os objectivos da DGArtes e do AECI convergem no estímulo à capacidade de criação e de inovação como pilares do desenvolvimento económico e social, em particular no âmbito das indústrias e cidades criativas, promovendo o alargamento do campo da actividade artística a novas formas, designadamente ás que decorrem do desenvolvimento das novas tecnologias, assim como à colaboração activa entre criadores e não criadores e ao cruzamento disciplinar.

MISSÃO

Tendo como missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes, a Direcção-Geral das Artes, do Ministério da Cultura, assume a sua natureza de serviço público para os criadores, programadores e demais agentes culturais, numa perspectiva do seu desenvolvimento e da correlativa possibilidade dos cidadãos portugueses ou residentes em Portugal usufruírem das dinâmicas das actividades culturais e contemporâneas. Pretendendo, assim, garantir a solidificação do sistema artístico nacional e respectiva presença internacional, nomeadamente no âmbito da União Europeia e da comunidade de países de língua oficial portuguesa. 

ACTIVIDADES DA DGARTES

A implementação das actividades no âmbito do AECI encontra-se estruturada por Iniciativas Temáticas agrupadas em 8 áreas - Comunicar; Imaginar; Aprender; Inventar; Criar; Realizar; Cooperar; Viver. Neste âmbito, salientam-se as seguintes actividades da DGArtes

 

COMUNICAR   + Exposição "O que é o Teatro?" em São Salvador da Bahia/Brasil (DGARTES/MC)
 
IMAGINAR   + Programa INOV-Art (DGARTES/MC)
+ 53.º Esposizione Internazionale d'Arte, La Biennale di Venezia – Representação portuguesa
+
 
A Bienal de Arquitectura de São Paulo – Representação portuguesa
 
APRENDER   + "O Livro Escuro e Claro" (Território Artes/ Escolas – Colecçãoo "Caderninhos das Artes", n.º   1) (DGARTES/MC)
+
 
Passaporte Cultural (DGARTES/MC)
 
INVENTAR
 
  + Experimentação Arte | Ciência e Tecnologia - Programa Rede de Residências (DGARTES/MC)
 
CRIAR   + Encontros ALCULTUR (Organização Cultideias com apoio da DGARTES)
 
REALIZAR
 
  + Oficina Virtual (DGARTES/MC)
+ “Manual Técnico para Recintos de Espectáculos” (DGARTES/MC)
+ APOIOS INDIRECTOS - ACORDOS TRIPARTIDOS
+
 
Apoio Directo às Artes [Apoio Quadrienal, Apoio Bienal e Apoio Anual]
 
COOPERAR   +
 
AGEN/Acção de Grande Envolvimento Nacional 2009  à <Movimento Corpo Dança> (DGARTES/MC)
 
VIVER   +
 
Programação Regular do Programa Território Artes (DGARTES/MC)

 

 

ACTIVIDADES DOS AGENTES CULTURAIS 

LUA CHEIA Teatro para Todos - Associação de Animação Cultural

Espectáculo " O Senhor de La Fontaine em Lisboa"  
Estreia: 6 de Novembro | 21h30 | Museu da Marioneta | Lisboa
[Em cena de 07 a 29 de Novembro, de terça a sexta às 10h30 e às14h30, sábado às 16h00 e domingo às 11h30]

 

 

 

 

 

Texto, música, desenho, pintura, cenografia, actores e marionetas são artes e artistas conjugados para o espectáculo “O Senhor de La Fontaine em Lisboa”.
O Senhor de La Fontaine viaja até Lisboa, trazendo a sua maleta onde guarda as fábulas que, também ele, recriou, lá no seu século dezassete. Lisboa é, pois, a cidade deste divertimento teatral com marionetas e onde convivem ruas e casas doutros tempos com lugares da nossa contemporaneidade. Os corvos – vindos da fábula e que fazem o emblema da cidade – são as aves desta aventura inesperada.

Apresentam-se dez fábulas: A Raposa e o Corvo; A Raposa e o Galo; O Cão e o Lobo; O Lobo e os Pastores; O Lobo e o Cabrito; O Velho o Rapaz e o Burro; O Leão e o Mosquito; O Leão Velho; O Burro e o Cavalo; O Corvo e a àguia.
A composição da paisagem musical do espectáculo irá compreender o diálogo entre a música barroca e as actuais sugestões sonoras da música electrónica, e haverá, na cenografia (que alberga sentidos do cubismo com a geografia de Lisboa) e na criação das marionetas, o rasgo espontãneo do desenho bidimensional, criando formas bizarras e divertidas que nos são próximas sobretudo na infância.

“O Senhor de La Fontaine em Lisboa” será um espectáculo para todos que privilegia as possibilidades encantatórias da manipulação das marionetas e destinando-se a trazer aos nossos dias, reinventando, a beleza das fábulas de todos os tempos que o lendário Esopo já havia divulgado na antiguidade e que La Fontaine ousou recriar.
“O Senhor de La Fontaine em Lisboa” á, pois, e também, uma recriação de texto, adaptando-se a diálogo as narrativas fabulosas.

Homenageando quem, entre nós, se interessou por adaptar as fábulas em verso, apresenta-se “O Leão Velho” na versão de Bocage.

CONTACTOS:
LUA CHEIA Teatro para Todos
R. Casquilha, 16 - 7.º Dto. 1500-152 Lisboa
E. teatro@luacheia.pt
URL: www.luacheia.pt