PROGRAMA REDE DE RESIDÊNCIAS

PROGRAMA REDE DE RESIDÊNCIAS
EXPERIMENTAÇÃO: ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA [2ª EDIÇÃO]

Este programa nasce da colaboração entre a Ciência Viva e a Direcção-Geral das Artes com o objectivo de criar uma plataforma comum de trabalho e investigação entre artistas e cientistas. Através deste programa foi definida uma rede de instituições científicas de acolhimento para artistas, onde estes podem desenvolver projectos artísticos de carácter experimental e transdisciplinar, utilizando ferramentas e processos próprios dos laboratórios de investigação científica. Em cada centro de acolhimento, o trabalho do artista é acompanhado por um investigador durante um período de residência. O Programa pretende fomentar o intercâmbio, a reflexão e a produção de conhecimento entre a arte e a ciência e tecnologia, promovendo uma dinâmica entre instituições dedicadas à investigação científica, instituições culturais e investidores privados. As áreas artísticas contempladas pelo programa são Arquitectura, Artes Digitais, Artes Plásticas, Cruzamentos Disciplinares, Dança, Design, Fotografia, Música e Teatro. [+

Programa Rede de Residências
Experimentação - Arte, Ciência e Tecnologia

Sobre o Programa

O Programa Rede de Residências | Experimentação – Arte, Ciência e Tecnologia nasce da colaboração entre a Direcção-Geral das Artes e a Ciência Viva com o objectivo de criar uma plataforma comum de trabalho e investigação entre artistas e cientistas, promovendo a criação artística em centros de investigação científica e tecnológica.

Através deste programa foi definida uma rede de instituições científicas de acolhimento, em vários pontos do país, que actuam em numerosos domínios de investigação, no âmbito dos quais os criadores desenvolvem projectos artísticos experimentais e de carácter transdisciplinar, em situação de residência artística, utilizando ferramentas e processos próprios dos laboratórios de investigação científica.

Em cada centro de acolhimento, o trabalho do artista é acompanhado por um investigador científico durante o período de residência (entre cinco e nove meses). Este trabalho colaborativo pretende gerar uma dinâmica de intercâmbio, reflexão e produção de conhecimento mútuos, entre a arte e a ciência e tecnologia. Este programa pretende ainda funcionar como plataforma de divulgação, junto dos vários públicos, do trabalho conjunto de artistas e cientistas.

primeira edição do Programa, com oito residências artísticas, teve lugar em 2007-2008 e finalizou com uma exposição dos trabalhos produzidos no Pavilhão do Conhecimento. 

A segunda edição, 2009-2010, encontra-se neste momento a decorrer em laboratórios de Almada, Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Oeiras e Porto, nas mais diversas áreas de investigação científica e tecnológica, prevendo-se para Novembro de 2010 a divulgação dos resultados destas dez residências de criação.

Aida Castro, Ana Bárbara Teixeira, Carla Castiajo, Herwig Turk, Ivo Andrade, Marionet, Nádia Duvall, Nuno Delmas e Tiago Dionísio são os artistas participantes nesta edição.

Áreas artísticas contempladas no programa: 
Arquitectura, Artes Digitais, Artes Plásticas, Cruzamentos Disciplinares, Dança, Design, Fotografia, Música e Teatro.

Domínios de investigação: 
Engenharia Química e Biológica, Engenharia de Sistemas e Computadores, Medicina Molecular, Nanotecnologia, Neurociências e Biologia Celular, Física, Óptica e Electrónica, Robótica, Medicina Molecular, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

CONTACTOS

Ciência Viva 
Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
R. do Pólo Sul, Lote 1.01.1.1, 3ºA, 1990-273 Lisboa
T: (+351) 218 985 020 | F. (+351) 218 985 055
E. arte@cienciaviva.pt | URL: www.cienciaviva.pt

Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura
Av. da Liberdade, 144 - 2º andar, 1250-146 Lisboa
T: (+351) 211 507 010 | F. (+351) 211 507 261
E. geral@dgartes.pt | URL: www.dgartes.pt