INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS

INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS
2011 I Candidatura "Vale construir o futuro"

Bairro do Lagarteiro, Porto 

Na constante procura de novas fontes de financiamento para a "Iniciativa Bairros Críticos", a Câmara Municipal da Moita, como promotora, em conjunto com catorze parceiros, incluindo a DGARTES, elaborou e apresentou a candidatura "Vale Construir o Futuro", no âmbito do PorLisboa - Parcerias para a Regeneração Urbana de Bairros Críticos, viabilizando projetos anteriormente identificados no Plano de Ação da Iniciativa "Bairros Críticos".
 

IBC - INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS

A Direcção-Geral das Artes é parceira da Iniciativa Bairros Críticos

"Iniciativa Bairros Críticos" é um Programa Nacional coordenado pela Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Cidades e e tem como objectivo o desenvolvimento de solução de qualificação de territórios urbanos que apresentam factores de vulnerabilidade crítica, através de intervenções sócio - territoriais integradas e incide, de forma experimental em três territórios: Cova da Moura (Amadora), Lagarteiro (Porto) e Vale da Amoreira (Moita). Este iniciativa. criada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 143/2005, de 2 de Agosto publicada no DR,I Série – B, de 7 de Setembro de 2005, assenta em parcerias institucionais e locais, envolvendo 8 Ministérios (Presidência; Ambiente do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional; Trabalho e Segurança Social; Administração Interna; Saúde; Educação; Cultura e Justiça) e mais de 90 entidades públicas e organizações/associações locais, num modelo de gestão inovatório. 

O Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes, é parceiro deste projecto, tendo já desenvolvido acções na Cova da Moura (Amadora), no Lagarteiro (Porto) e no Vale da Amoreira (Moita). 
 

 

COVA DA MOURA
IBC - INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS

Breve Introdução ao Bairro

"Espaços de coexistência entre os vários mundos que partilham vivências, na nossa sociedade actual, os bairros como a Cova da Moura constituem exemplos vivos de formação de sociabilidades e lições de vida num mundo cada vez mais individualista. 

Numa altura em que os especialistas do espaço urbano se preocupam com o "fazer cidade", têm que mergulhar nestas sociedades, em que a riqueza se situa na imbricação espacial e nas relações interpessoais construídas ao longo de anos numa partilha de inter-ajuda, e recolher um conjunto de ensinamentos ao nível dos processos e das práticas".

 

COVA DA MOURA
IBC - INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS

Breve Introdução ao Bairro

"O Lagarteiro será um espaço residencial aberto, seguro e com qualidade urbana, onde o gosto pela aprendizagem e a convivência alargada 
reforcem as oportunidades, individuais e colectivas, para prosperar e para uma melhor integração na cidade.

O processo de inovação [desta intervenção] assenta na capacidade de se desencadearem, individualmente e colectivamente, processos de 
aprendizagem que levam à resolução dos problemas sociais, urbanísticos, económicos e culturais locais". 
 

 

VALE DA AMOREIRA
IBC - INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS

Breve Introdução ao Bairro

A intervenção (...) deve assentar num processo de planeamento estratégico que possa reconhecer e aprofundar os valores e as potencialidades deste território, de forma cumulativa e sinergética. Deverá garantir uma operação sustentável a vários níveis: de performance económica e financeira, de sustentabilidade física e ambiental, e de coesão social e cultural. 

A “Operação Vale da Amoreira”, pretende ser uma intervenção urbana equilibrada e articulada, que pretende dinamizar a sociedade local, promover o bem-estar urbano, a qualidade de vida dos seus moradores e melhorar o sistema social e económico da Freguesia (...) Reconhecendo que o território se traduz nas “pessoas”, é necessário implementar uma operação que faça acompanhar os processos de reabilitação urbana com os processos de qualificação social, cuja tónica assenta nas oportunidades e potencialidades do território e não nas suas fragilidades e problemas. 

bairroscriticos_final.png

 

Candidatura "Vale Construir o Futuro"

Na constante procura de novas fontes de financiamento que se traduzam em mais desenvolvimento para o concelho da Moita, a Câmara Municipal, como promotora, em conjunto com catorze parceiros, incluindo a Direcção-Geral das Artes, elaborou e apresentou a candidatura – "Vale Construir o Futuro" -, no âmbito do PorLisboa - Parcerias para a Regeneração Urbana de Bairros Críticos, viabilizando os projectos anteriormente identificados no Plano de Acção da Iniciativa "Bairros Críticos". 

Das 12 candidaturas analisadas pela Comissão Directiva do Programa Operacional Regional de Lisboa, apenas cinco Municípios viram os seus projectos aprovados, entre os quais o Município da Moita. O investimento global estimado para o "Vale Construir o Futuro" é de 8.020.769,54 euros, prevendo-se a comparticipação por parte dos fundos comunitários até ao valor de 3 500 00 euros. O prazo de execução dos vários projectos aprovados é 2012.

Os projectos incluídos na candidatura "Vale Construir o Futuro" assentam em quatro áreas estratégicas: Dinamização da Actividade Económica, Qualificação do Espaço Urbano, Coesão Social e Valorização da Diversidade. No âmbito desta última área estratégica, a Direcção-Geral das Artes irá desenvolver a operação "Intervenção artística nas empenas e espaços públicos", sendo também uma das entidades parceiras do projecto de "Dinamização de um referencial etnográfico para o Vale da Amoreira".

 

bairroscriticos_logo.png

 

bairroscriticos_finallogos_0.png

logosfundobranco.png